– Filho, você sabe por que nós temos dois ouvidos e uma boca?
– Não sei, mãe. Porque ficaria feio se fosse o contrário?
– Também, mas o principal não é isso.
– Qual é o principal?
– Temos dois ouvidos e uma só boca para ouvirmos mais e falarmos menos.
– Hum.
– Também é por isso que temos dois olhos. Para enxergarmos melhor. E sabermos do que estamos falando.
Essa foi uma conversa que tive há muitos anos, quando eu ainda estava na escola. O ditado é clássico/clichê, mas em certos momentos é necessário lembrá-lo e pensar que isso realmente faz muito sentido. Com a internet em todo lugar e a chamada “era da informação”, não saber dos últimos ocorridos e das principais tendências é, para o pessoal cool, algo inaceitável. Por isso fala-se demais sobre o que sabe-se de menos.
Há um tempo atrás surgiu um vídeo na internet que é espetacular. O repórter entrega um iPhone para os entrevistados manusearam e analisarem. A pergunta feita é “o que você achou do novo iPhone 5?”. As respostas são hilárias. Dizem que é mais rápido que o anterior. Dizem que é mais leve que o anterior. Dizem que é mais pesado que o anterior. Dizem é era muito melhor que o anterior. Detalhe: O iPhone 5 ainda não tinha sido lançado. A vergonha de admitir às câmeras que não se sabe sobre determinado assunto gera uma vergonha ainda maior.
Seguindo o mesmo modelo, mais um vídeo viralizou na internet na última semana. O apresentador Jimmy Kimmel possui um quadro em seu programa chamado Lie Witness News. O objetivo é entrevistar pessoas nas ruas e pedir suas respectivas opiniões sobre fatos inexistentes. Já foram pauta no quadro: Filmes fictícios concorrendo ao Oscar; Opinião sobre o SuperBowl antes de sua realização; Um terremoto; Um asteróide; E até opinião sobre o novo Papa, antes de Francisco ser o escolhido.
O vídeo que viralizou na internet, descrito no parágrafo acima foi gravado durante o Coachella, um dos maiores festivais de música e arte dos Estados Unidos. A repórter foi incumbida da missão de perguntar às pessoas questões sobre bandas inexistentes.
O resultado é surpreendente. Em uma das perguntas a repórter indaga ao entrevistado se a banda Shorty Jizzle and the Plumber Crocs poderia ser considerada uma combinação entre Bob Dylan e uma banda de polka. A resposta do entrevistado é “Yeah“. Em outro caso, um entrevistado que diz ter um programa em uma rádio comunitária canadense costuma ouvir o tempo inteiro o novo álbum do Two Door Cinema Club, Dj Cormeal. A banda existe e inclusive tocou no Lollapalooza Brasil deste ano, já o álbum…
Get the fuck out of my pool, The Chelsea Clintons e The Obesity Epidemic foram outros nomes fictícios usados pela repórter. O pessoal entrevistado respondeu positivamente a todas as bandas. Veja abaixo (sem legendas):
A dupla abaixo manda um abraço a todos os entrevistados do programa:
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline