Uma rápida história sobre a fundação da Premier League

premier league - troféu

Houve um tempo em que o futebol inglês era impensável. Apesar de ter os melhores clubes da Europa e a liga mais rica do continente na atualidade, o Reino Unido tinha uma história dura com o esporte. Isso não quer dizer que eles não tenham bons jogadores. Na verdade, eles têm os melhores times da história do futebol.

O problema está mais estreitamente relacionado à reputação dos torcedores de futebol ingleses e aos problemas financeiros causados por desastres frequentes. Os famosos “Hooligans” foram os principais culpados, mas o problema também pode ser atribuído ao estado das instalações na época. A Premier League foi um novo lançamento do futebol inglês, bem como um passo para uma melhor gestão.

A Pré-História da Premier League

Antes da fundação da Premier League, o futebol inglês teve que passar por várias mudanças importantes. Apesar do sucesso dos clubes ingleses no Campeonato Europeu, com 7 das 8 copas conquistadas entre 1977 e 1984, os torcedores de futebol ingleses tinham uma imagem terrível. Eles eram propensos à violência que muitas vezes causavam graves danos aos estádios. Como resultado, os estádios envelhecidos se tornaram perigosos para os espectadores.

Os clubes de futebol ingleses também sofreram um duro golpe quando foram proibidos de participar de competições europeias durante cinco anos após o desastre do Estádio Heysel. O evento matou 39 pessoas e feriu cerca de 600 torcedores por causa da debandada que, por sua vez, causou um colapso estrutural. Foi causado tanto pelo hooliganismo iniciado pelos torcedores ingleses quanto pelo mau estado do estádio.

Depois disso, aconteceu o desastre do estádio de Hillsborough, em 1989, que foi causado por um controle policial deficiente e uma alta quantidade de espectadores pendurados das grades. Todos os estádios de toda a Inglaterra foram reestruturados para receberem torcedores apenas sentados, proibindo que os torcedores fiquem de pé. Isso fez com que os estádios começassem a acomodar menos espectadores, o que significou uma menor receita na venda de ingressos.

Ter uma renda menor é um caso difícil para os clubes de futebol em geral. Isso fez com que os patrocinadores se interessassem em financiar clubes e eventos. Também incentivou muitos atletas de futebol ingleses a jogarem por outros times fora da Inglaterra em busca de uma vida melhor.

A Fundação da Premier League

Com menos espectadores em cada partida e participação limitada nas ligas europeias, a Liga Inglesa de Futebol teve uma receita pequena. Em 1990-1991, foi feita uma proposta que poderia trazer mais dinheiro para o futebol inglês e todos os 22 clubes de futebol da primeira divisão assinaram essa proposta.

A nova proposta foi a Premier League da Associação de Futebol (FA). A ideia era dar independência comercial a essa nova primeira divisão da Associação de Futebol e da Liga de Futebol. Ela recebeu sua própria licença para negociar sua própria transmissão e patrocínio.

Essa foi uma parte crucial da proposta porque a Premier League é uma tentativa de tornar o esporte mais comercializado. Isso significa merchandising, exibição televisiva paga e endosso de marca. Foi uma jogada genial para compensar a baixa venda de ingressos.

O maior fator que ajudou com o aumento da popularidade e da receita da Premier League é sua parceria com empresas de transmissão de televisão. Duas empresas compartilharam os direitos de transmissão de futebol da Premier League para audiências internacionais: Sky e BBC. A receita televisiva em 1992-1997 já era enorme, com mais de £191 milhões. Isso continuou subindo ao longo dos anos até 2016-2019, registrando um ganho de mais de £5 bilhões de libras esterlinas no mercado interno.

Conclusão

A Premier League continua sendo uma das ligas esportivas mais vistas do mundo. No recente relatório de valores, estima-se que os clubes da Premier League valem £14,7 bilhões no total.

No entanto, os “Big Six” (os seis maiores clubes) valem um total de £11 bilhões, o que representa 75% do total geral. Esses seis clubes são o Manchester United, o Manchester City, o Liverpool, o Chelsea, o Arsenal e o Tottenham Hotspur. A Premier League mudou completamente a imagem do futebol inglês. Para melhor.