Laranja-Mecânica-Capa
Vamos deixar claro que o Moloko Vellocet é uma exceção

A primeira vez que li a frase do título foi há uns oito anos atrás, quando o orkut ainda não tinha sido engolido pelo facebook. De fato, é uma verdade presente em minha vida e na de mais de cem mil pessoas que também estavam naquela comunidade.

O leite contém cálcio, magnésio, potássio, sódio, vitaminas, ureia, formol, água de poço e vários outros nutrientes de acordo com seu tipo. A cerveja contém cálcio, magnésio, potássio, sódio, vitaminas, álcool e sociabilidade. Ok, o álcool é facultativo, mas este texto não é sobre cerveja sem álcool.

Leu acima? Ureia, formol e água de poço. Estes três ingredientes foram encontrados na composição do leite industrializado pelas empresas Italac, Mu-mu, Líder e Latvida, no Rio Grande do Sul. A adulteração era feita durante o transporte do leite da propriedade produtora ao posto de resfriamento. No próprio caminhão era feita a adição de ureia (que possui formol em sua composição) para que os produtores lucrassem 10% a mais. Foi sagazmente chamada pelo Ministério Público do Estado de Operação Leite Compen$ado.

O leite e a cerveja são verdadeiros opostos. Vejamos:

  • O leite é o alimento do bebê, da criança e de toda a família. Cerveja é a bebida do adulto, querida do brasileiro, mas possui a substância responsável por 21% dos acidentes de trânsito no país.
  • O leite é saudável, é puro. A cerveja causa alcoolismo e barriga.
  • O leite é misturado com cereais e shakes emagrecedores. A cerveja, com churrasco.
  • O leite é recomendado para todas as faixas etárias. A cerveja, proibida para menores de idade.

O irônico é que mesmo assim, a cerveja é, pontualmente, mais saudável que o próprio leite. Basta recordar de casos anteriores à operação Leite Compen$ado. Em 2007 e 2011, a operação Ouro Branco flagrou soda cáustica misturada ao leite em Minas Gerais. Na China, em 2008, treze bebês morreram por consumirem leite adulterado. E no ano passado, na Índia, foi encontrado detergente junto ao leite.

A operação Ouro Branco encontrou soda cáustica no leite em Minas Gerais em 2007 e 2011.
A operação Ouro Branco encontrou soda cáustica no leite em Minas Gerais em 2007 e 2011.

Quando eu compro leite, eu penso estar comprando algo saudável, que contribua para o bom funcionamento do meu corpo. Quando eu compro cerveja, eu penso em ficar bêbado, jogar conversa fora com os amigos e, ocasionalmente, acordar de ressaca.

Ou seja, estamos sendo enganados na cara dura. Estamos comprando rosas e recebendo os espinhos por este crime contra a humanidade – exceto intolerantes à lactose. É mais grave que o tráfico de entorpecentes, pois quem compra o químico sabe que aquilo não é em troca de boa saúde física. É mais grave que o crime praticado pelos radialistas que tocam músicas do Latino na programação, pois o ouvinte pode simplesmente desligar o rádio.

Durante meses consumi leite da empresa Italac. Aqueles litros de leite eram produzidos na fábrica situada na cidade onde moro, por isso consumia com gosto. Por ser algo “da terra”, consumi muito. E, sinceramente, eu me sentiria muito frustrado nessa vida se contraísse câncer por causa do formol do leite e não por causa da fumaça do cigarro.

A ótima investigação Leite Compen$ado do Ministério Público do Rio Grande do Sul é pauta para uma importante reflexão. O que você consome que não é industrializado? No meu caso a resposta é quase nada. Se há adulteração no leite, não pode ser excluída a hipótese de outros alimentos também estarem envolvidos em maracutaias como esta. E aí você está no supermercado, lendo a tabela nutricional do alimento para conferir o que você estará adquirindo de nutrientes quando na verdade você estará garantindo uma futura visita ao oncologista.

“Mesmo em pequenas concentrações, o formol representa um risco à saúde, pois a substância não possui uma dose segura de exposição”, afirma Denise Resende, Gerente-Geral de Alimentos da Anvisa.

Eu sempre quis viver em um mundo em que a cerveja fosse mais saudável que o leite, mas não dessa forma, juro.

"A adulteração é invisível aos olhos". Provérbio gaúcho.
“A adulteração é invisível aos olhos”. Provérbio chinês.

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline