
Uma imagem espetacularmente triste registrada pela fotógrafa e ativista bengalesa Taslima Akhter.
Um complexo têxtil de oito andares em Savar, subúrbio da capital de Bangladesh, Dhaka, desabou no dia 24 de abril. As duas vítimas da foto acima não foram as únicas fatalmente atingidas pelo escombros. Calcula-se que a tragédia deixou mais de 500 mortos. Porém é difícil achar uma fotografia mais icônica, romântica e triste que esta.
Taslima Akhter falou à revista Time:
Eu permaneci no local do desabamento o dia inteiro, vendo os trabalhadores feridos serem resgatados dos escombros. Eu lembro dos olhos assustados dos familiares – Eu estava mental e fisicamente exausta. Por volta das 2 horas da manhã, encontrei um casal abraçando-se em meio aos escombros. A parte debaixo de seus corpos estava enterrada no concreto. O sangue nos olhos do homem corriam como uma lágria. Quando eu vi o casal, não pude acreditar. Eu senti como se os conhecesse – eles se sentiram perto de mim. Eu observei que eles permaneceram juntos e passaram os últimos momentos da vida tentando salvar um ao outro – salvar suas amadas vidas.
Linda e melancólica. Linda por registrar um casal unido com um último abraço antes da morte, ou ainda, um abraço eterno. Melancólica pelo resultado, pelo desabamento ter encerrado mais cedo a participação das vítimas no planeta.
Isso é fotojornalismo. Uma profissão que exige mais do que técnica. Exige sensibilidade.

Foto: AM Ahad/AP
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline