Itens feitos à mão: confira 4 vantagens de consumir produtos artesanais

Exclusividade, sustentabilidade e valorização da cultura local são razões que tornam o artesanato uma ótima escolha

No Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, em 2022, o número de artesãos é em torno de 8,5 milhões.

Ainda segundo o órgão, o setor de artesanato movimenta aproximadamente R$ 50 bilhões por ano, o que evidencia como os itens feitos à mão não só estão em alta, como contribuem para movimentar a economia e gerar emprego. 

Além disso, a tendência só tende a crescer, principalmente devido às divulgações nas redes sociais, como TikTok e Instagram. O artesanato é voltado para uma produção em pequena escala e inclui produtos variados, como peças de crochê, pães, bolos e biscoitos caseiros, itens decorativos, acessórios, bolsas e sapatos.

Neste sentido, são vários os motivos para a prática nunca ter saído de moda. Confira alguns deles! 

Personalização 

Um dos pontos pelos quais o artesanato mais se destaca é a personalização do item. Isso porque, como são peças feitas à mão e em pequena escala, dificilmente os produtos serão repetidos, uma vez que a intenção é tornar cada unidade única e autêntica.

Este fator atrai muitos consumidores que desejam peças exclusivas e com mais personalidade – longe do padrão vendido pelas grandes indústrias. 

Expressa identidade cultural 

Devido ao caráter geracional da produção artesanal, a prática é conhecida por expressar a identidade cultural de uma determinada região e povo.

A matéria-prima utilizada pelo artesão, o modo como realiza os movimentos, as técnicas utilizadas: tudo isso reflete as histórias, tradições e crenças de um lugar específico. 

Desse modo, optar por produtos artesanais é uma forma de valorizar a economia local, os trabalhadores e, ainda, contribuir para a permanência da prática. 

Sustentabilidade

No atual cenário de poluição e degradação do meio ambiente, a sustentabilidade é uma preocupação necessária.

Neste sentido, pensando em reduzir o impacto ambiental, produtos artesanais são uma escolha mais consciente, especialmente devido ao uso de matérias-primas mais duráveis e biodegradáveis, como algodão, barbante e linho. Estes recursos se decompõem de maneira rápida e natural, sem liberar substâncias tóxicas à natureza. 

Além disso, o reaproveitamento – seja de madeira, tecido ou papel – também é uma técnica bastante utilizada no artesanato.

Afinal, estes materiais possibilitam a restauração e produção de outras peças sem precisar recorrer a novos componentes, o que reduz o descarte desnecessário de resíduos. 

Presentear pessoas especiais 

Os itens artesanais são ótimas opções para presentear pessoas especiais.

Em cidades turísticas, por exemplo, é comum que as feirinhas tradicionais reúnam produtos feitos à mão com detalhes que expressam as características e a identidade do próprio local.

Levar esses itens, desse modo, representa uma forma de preservar a lembrança do destino visitado e, ainda, demonstrar afeto pela pessoa presenteada.