“Seja bela e cala a boca”: a experiência feminina no cinema

seja bela e cala a boca

Mesmo tão próximo de completar 30 anos da morte da atriz e diretora, o tema levantado por ela em 1976 não podia ser mais atual.

Projeto fotográfico mostra a peculiar arquitetura dos cinemas no sul da Índia

Em três viagens entre 2010 e 2013, as fotógrafas alemãs Saubine Haubitz e Stefanie Zoche registraram cinemas construídos entre os anos 1930 e 1970 no sul da Índia. Confira as fotos do projeto.

10 filmes que marcaram o mundo e o Brasil

Os 10 filmes selecionados apresentam uma mensagem que mexe com as pessoas de forma marcante, seja devido à sua história em si ou devido à forma que a história é contada.

Mind-Blowing movies: “Incêndios” traz Édipo Rei para as telas

Incêndios - Denis Villeneuve

No filme, irmãos gêmeos preparam-se para ouvir o testamento deixado pela mãe, mas são surpreendidos com as exigências que ela deixou.

Em Monte Santo, de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, romeiros são mais comuns que cinéfilos

deus e o diabo na terra do sol - glauber rocha

Cidade baiana foi palco da Guerra dos Canudos, mas ficou conhecida nos anos 1960 por conta do filme clássico de Glauber Rocha.

Mulheres na Ditadura: 3 documentários para entender a repressão e a luta

mulheres na ditadura - cena do documentário damas da liberdade

A história, contada sob o ponto de vista feminino, ajuda a compreender nosso passado, tão recente e obscuro

Olhos de Hitchcock: uma forte característica do mestre do suspense resumida em um vídeo

alfred hitchcock

Alfred Hitchcock é o maior. Uma de suas marcas era filmar os atores de frente, capturando seus olhares espantosos, amedrontados, aterrorizantes e agoniantes. Alguns desses momentos, profundamente cravados na história do cinema, serviram para que o filmmaker Kogonada editasse uma compilação de altíssimo nível, com Norman Bates e companhia. Assista.

Jeanne Moreau: a atriz que quebrou padrões e escancarou portas

Jeanne Moreau

A atriz francesa Jeanne Mourou atuou em mais de 100 filmes e chegou a desembarcar no Brasil para receber um prêmio em 2009.

Como seriam as casas de diretores do cinema se elas fossem baseadas em seus próprios filmes

O ilustrador Federico Babina adora demonstrar sua fissura e paixão por três artes em comum: ilustração, cinema e arquitetura. Dessa vez, o italiano imaginou como seriam as casas de icônicos diretores de cinema se elas fossem baseadas em suas obras.

Sophia Loren: a napolitana que dominou o mundo e venceu o tempo

A atriz, que trabalhou com grandes nomes do cinema, como Federico Fellini, Vittorio de Sica, Charlie Chaplin e Ettore Scola, é até hoje lembrada como uma das maiores estrelas de sua geração.