“Seja bela e cala a boca”: a experiência feminina no cinema

seja bela e cala a boca

Mesmo tão próximo de completar 30 anos da morte da atriz e diretora, o tema levantado por ela em 1976 não podia ser mais atual.

Os passos de Maga e Horácio Oliveira, de “Rayuela”, em Paris

The Pont des Arts

Um terço do romance do escritor argentino Julio Cortázar acontece na capital francesa, onde alguns leitores ainda hoje vão em busca dos seus fragmentos.

Projeto fotográfico mostra a peculiar arquitetura dos cinemas no sul da Índia

Em três viagens entre 2010 e 2013, as fotógrafas alemãs Saubine Haubitz e Stefanie Zoche registraram cinemas construídos entre os anos 1930 e 1970 no sul da Índia. Confira as fotos do projeto.

De Elonie Lopes à Paula Sibilia: a arte e dois pontos de vista sobre o corpo feminino

Elonie Lopes

Os mitos da beleza, saúde e juventude estudados por Paula Sibilia parecem perfeitamente transpostos para os desenhos de Elonie Lopes.

Quatro olhares para Clarice

No dia 10 de dezembro, Clarice Lispector completaria 98 anos se viva fosse. Sua obra segue atual, um cânone literário brasileiro.

Fronteira Rio-Luanda: como seria o mundo se a Pangeia não tivesse acabado

Pangeia - Massimo Pietrobon

Artista e designer italiano recria países do mundo de hoje a partir do continente único que existiu há 335 milhões de anos.

10 filmes que marcaram o mundo e o Brasil

Os 10 filmes selecionados apresentam uma mensagem que mexe com as pessoas de forma marcante, seja devido à sua história em si ou devido à forma que a história é contada.

O olhar de Harmonia Rosales e a representatividade negra na arte

Harmonia Rosales e a representatividade negra na arte

Mais do que usar obras clássicas para reinterpretá-las, a pintora confere o protagonismo delas às mulheres negras. E se a estrutura dominante fosse feminina e negra?

A incrível história do Drácula: o mito que a Romênia nunca quis admitir

história do drácula

História criada por escritor britânico no final do século XIX gerou questões identitárias e políticas entre os romenos que permanecem até hoje.

Mind-Blowing movies: “Incêndios” traz Édipo Rei para as telas

Incêndios - Denis Villeneuve

No filme, irmãos gêmeos preparam-se para ouvir o testamento deixado pela mãe, mas são surpreendidos com as exigências que ela deixou.