Quais os discos que mais te emocionaram este ano? Já fez sua lista? Em julho, publiquei aqui no La Parola a primeira parte dos melhores álbuns de 2014, com lançamentos entre janeiro e junho. A segunda parte está aqui, com os melhores álbuns lançados entre julho e dezembro.
Algo que marcou este segundo semestre foram os retornos de quem estava hibernando. O Pink Floyd lançou uma lisergia nova 20 anos depois de The Division Bell, The Who aproveitou a coletânea The Who Hits 50 para lançar uma música nova 8 anos depois da última inédita e os Racionais MC’s ressurgiram com uma nova pedrada 12 anos depois de Nada como um dia após o outro dia. Retornos importantes. Uma pena que The Endless River já foi confirmado como a despedida do Pink Floyd.
Outra característica dessa lista são as homenagens. Sir Paul McCartney teve suas composições regravadas por 33 músicos espetaculares no tributo The Art Of McCartney – quatro exemplos rápidos: Bob Dylan, Kiss, B.B King e Willie Nelson. Louis Armstrong foi homenageado de maneira peculiar por Dr. John no álbum Ske-Dat-De-Dat… The Spirit of Satch. E, finalizando as homenagens, um belíssimo tributo que Eric Clapton organizou em homenagem a JJ Cale, reunindo pessoal como Tom Petty, John Mayer, Mark Knopfler e, mais uma vez, Willie Nelson.
Um álbum que está na lista e não é necessariamente novo é o registro completo, histórico e sensacional de The Basemente Tapes, de Bob Dylan e The Band. O primeiro lançamento é de 75, mas muitas gravações ainda estavam guardadas. 29 anos mais tarde recebemos de presente as 138 músicas que foram concebidas em um simples porão, entre 67 e 68.
O ano de 2014 foi muito interessante para a música nacional também. Já falei dos Racionais MC’s, mas o melhor álbum de rap no ano pertence ao senhor Criolo, capaz de juntar dezenas de referências culturais, políticas, marginais e históricas em poucas linhas, mesmo escrevendo muitas linhas. É, imagine o conteúdo imenso que Convoque seu Buda carrega. Melhor, não imagine apenas, escute.
Na primeira lista, eu disse que o melhor álbum do ano vinha direto da Costa do Marfim. E cá está ele presente. A Cachorro Grande mudou completamente sua sonoridade. Parece outra banda. Uma baita de uma outra banda. Também fechando o grupo nacional tem os ótimos álbuns de Tom Zé, O Terno e Murilo Sá & Grande Elenco.
Deixarei abaixo o streaming dos 20 melhores álbuns lançados no segundo semestre de 2014. Não está em ordem de escolha, e sim em ordem alfabética por motivos de eu achei melhor assim. O critério escolhido foi o mesmo de sempre, total gosto pessoal. É provavelmente a lista mais eclética que já fiz no La Parola, com rock, indie, pop melancia, rap, hard rock, blues, jazz, folk, progressivo e experimentalismos – ácidos e alcalinos.
AC/DC – Rock or Bust
The Art Of McCartney
http://www.youtube.com/playlist?list=PLQOSCpKNA4MdA_Si050I3zCd-aMRM_lvA
Bob Dylan and The Band – The Basement Tapes Complete: The Bootleg Series Vol. 11
Cachorro Grande – Costa do Marfim
Criolo – Convoque seu Buda
Dr. John – Ske-Dat-De-Dat… The Spirit of Satch
Eric Clapton & Friends – The Breeze: An Appreciation of JJ Cale
Foo Fighters – Sonic Highways
Johnny Marr – Playland
Murilo Sá & Grande Elenco – Sentido Centro
Neil Young – Storytone
O Terno
Pink Floyd – The Endless River
Racionais MC’s – Cores & Valores
Radio Moscow – Magical Dirt
Robert Plant – lullaby and… The Ceaseless Roar
Royal Blood
Tom Petty and the Heartbreakers – Hypnotic Eye
http://youtu.be/3PlTu3f1T-4