compraudelivrecalc-1-1

A campanha “Quanto Custa o Brasil” disponibilizou uma utilidade a todos os brasileiros na última segunda-feira, 18 de março. O aplicativo “Na Real” informa o custo da carga tributária de produtos e serviços.

Desenvolvido com dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), o app pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets para os sistemas iOS e Android. Baixe em http://www.quantocustaobrasil.com.br/app/.

É simples, basta o usuário digitar o nome do produto e o preço para o aplicativo calcular o custo da tributação indireta. Segundo o presidente do sindicato, Allan Titonelli Nunes, o aplicativo foi criado para que as pessoas saibam, de forma didática, o quanto de imposto é cobrado em cada produto.

exemplonareal

A Campanha

A Campanha Nacional da Justiça Fiscal – Quanto Custa o Brasil pra Você? é parte de um programa de responsabilidade social criado em 2009 pelo SINPROFAZ – Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional.

Sem nenhuma conotação político-partidária, tem por objetivo conscientizar a população brasileira sobre a urgente necessidade de mudanças no sistema tributário e levar ao Congresso Nacional propostas de reforma tributária, no âmbito da redução da tributação indireta, contemplando a ampliação da base contributiva através do incentivo às atividades produtivas e do fortalecimento ao combate à sonegação fiscal.

Quem ganha até 2 salários mínimos paga 49% dos seus rendimentos em tributos, mas quem ganha acima de 30 salários paga 26%. Cerca de 75% da riqueza do país está concentrada nas mãos dos 10% mais ricos.

A carga tributária corresponde a 36% do PIB – Produto Interno Bruto, enquanto países com a mesma renda per capita brasileira têm uma carga tributária de 20% do PIB. O Brasil tem cerca de 84 milhões de pessoas vivendo no limite da pobreza. Desse total, 34 milhões são considerados miseráveis. Os pobres são aqueles que sobre- vivem com renda de até R$ 260,00 por mês e, miseráveis, até R$ 125,00 por mês.

A concentração de renda no Brasil é tão grande que ficamos entre os doze países mais desiguais do mundo, atrás de Macedônia, Malásia, Camarões, Colômbia, Venezuela, Camboja etc.

Segundo o índice de desenvolvimento humano (IDH), somos o 70º num grupo de 177 países. Ficamos atrás de Argentina, Chile, Panamá, México, entre outros.

Saiba mais em http://www.quantocustaobrasil.com.br.

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline