O Google Street View é uma das ferramentas mais interessantes da internet. Nada substitui a experiência de estar fisicamente em um lugar, mas é também muito interessante e divertido ter uma noção de como são as coisas antes do desembarque.
Só que o serviço não está limitado apenas à parte terrestre do planeta. As profundezas dos mares e oceanos também estão sendo mapeadas pelo Google no programa chamado Oceans.
O Google já registrou cerca de 40 destinos subaquáticos em todo planeta, incluindo os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e o mar do Caribe. O Brasil também já foi registrado, com localidades de Fernando de Noronha disponíveis para uma parcial visita: Ilha do Frade, Barretão, Barretinha, Canal da Sela Ginete, Pedras Secas, Trinta Reis, Buraco das Cabras e Buraco do Inferno. A tartaruga marinha, na capa dessa matéria, foi registrada lá.
A forma de exploração é a mesma do Street View. Faça um teste acima, viajando pelas águas de Barretinha.
Para explorar todas as áreas disponíveis, basta ir ao endereço do Oceans e iniciar a jornada. É muito massa poder ver recifes, cardumes, tubarões, esponjas, navios naufragados e outras vidas e histórias submersas. São poucos os locais identificados, mas é um começo. Ainda mais sabendo que 95% do oceano ainda não foi explorado pelo homem. Mesmo cobrindo 2/3 de toda a superfície da Terra, é um habitat que permanece cheio de mistérios.
No vídeo abaixo, há uma explicação de como são feitas as imagens: