Há muito o que aprender em Zurique. E no que se refere ao trânsito, que aqui no Brasil está cada vez mais caótico, a metrópole suíça deixa nosso país no chinelo. Em uma cidade cercada por ciclovias super-organizadas que incluem até semáforos para os ciclistas, o governo colocou em prática um projeto para satisfazer a todos que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Falo do Velokafi, uma espécie de drive-in para bicicletas, feito para todos que estão se locomovendo de bike pela cidade e sentem vontade de beber algo e, de quebra, fazer uma parada estratégica para recuperar as energias.

Desenhado exclusivamente para servir a ciclistas, o drive-in conta com mesas de madeiras com fendas para que as rodas da bicicleta se encaixem. Dessa forma você pode usufruir de sua bebida sem descer da bike. E se você fizer o check-in do local no foursquare ou no facebook, você recebe de brinde uma xícara de café.

O Velokafi é parte de uma estratégia de governo de Zurique que visa reduzir o tráfego de automóveis e melhorar a infra-estrutura de transporte até 2025. Certamente incentivos como este tornam a cidade menos poluída, engarrafada e barulhenta. Sem falar nos altos gastos em obras e manutenção de ruas que podem ser evitados.

Os cidadãos de Zurique parecem gostar muito dessa ideia de drive-in. Em agosto foi inaugurado um drive-in do sexo (leia mais aqui), com o objetivo de tirar a prostituição das ruas e ter mais controle sobre a prática, que é absolutamente legal no país.

Velokafi Suíça Zurique drive-in bicicletas design (5) Velokafi Suíça Zurique drive-in bicicletas design (4) Velokafi Suíça Zurique drive-in bicicletas design (3) Velokafi Suíça Zurique drive-in bicicletas design (2)

Em países como Suíça, Alemanha e Holanda, a bicicleta é um meio de transporte utilizado por uma enorme parcela da população, incluindo trabalhadores engravatados e do alto escalão. Engraçado como países de primeiro mundo dão uma enorme importância para veículos considerados “de pobre” para o brasileiro. Aqui você não precisa de uma bicicleta, aqui você precisa de um carro, um carro potente.

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline