O Deserto do Atacama, no Chile, se tornou um símbolo do impacto devastador da fast fashion. Todos os anos, toneladas de roupas descartadas – muitas delas de marcas renomadas e nunca usadas – são despejadas no local, transformando a paisagem natural em um cemitério da moda descartável.
Uma nova iniciativa quer transformar esse desperdício em oportunidade. O Atacama RE-commerce, projeto desenvolvido pela Artplan e assinado pela VTEX, em parceria com Fashion Revolution Brasil e Desierto Vestido, está resgatando essas roupas e oferecendo-as gratuitamente em um e-commerce solidário.
Basta acessar o site recommerceatacama.com, escolher as peças e pagar apenas o valor do frete para retirar uma roupa do deserto e recebe-la em casa.
Resgatar para reconstruir: como funciona o Atacama RE-commerce?
Antes de chegarem ao e-commerce, as peças passam por um processo de seleção e restauração.
- Uma equipe faz a curadoria das roupas, garantindo que somente itens em boas condições sejam reaproveitados;
- As peças são higienizadas, organizadas e fotografadas antes de serem disponibilizadas no site.
Mais que oferecer roupas de forma acessível, o projeto provoca o olhar para o problema do descarte têxtil e a lógica de superprodução e consumo da indústria da moda.

Atacama: o deserto tomado pelo lixo da moda
O problema do lixo têxtil no Atacama não é recente. O Chile recebe cerca de 60 mil toneladas de roupas não vendidas de países da Europa, Ásia e América do Norte todos os anos. Sem um sistema eficiente de reaproveitamento, muitas dessas peças acabam abandonadas no deserto, onde levam décadas para se decompor.
A presença dessas montanhas de tecido afeta o solo, libera microplásticos no meio ambiente e cria um cenário de degradação que reflete o colapso de um modelo de consumo baseado no descarte acelerado.
O Atacama RE-commerce nasce justamente para chamar atenção para esse problema e oferecer uma alternativa concreta para reduzir o impacto ambiental da indústria da moda.

Moda sustentável começa pela mudança de hábitos
O sucesso desse tipo de iniciativa pode indicar uma mudança necessária no comportamento dos consumidores. Em vez de apenas descartar e comprar novas peças, a reutilização e a conscientização ganham força como pilares de um consumo mais responsável.
A grande questão é: essa ação será um alerta para que a indústria da moda mude suas práticas ou apenas um paliativo diante de um problema que continua crescendo?
Seja qual for a resposta, o Atacama RE-commerce mais do que um projeto, é um convite para repensarmos a relação entre moda, consumo e meio ambiente.