Especializado em fotografias em preto e branco de paisagens urbanas diurnas e noturnas, Martin Stavars, polonês da cidade de pronúncia difícil Czestochowa, já viajou por mais de vinte países, focando o continente asiático, sempre registrando imagens fantásticas das cidades por onde passa. Seu trabalho tem sido premiado em inúmeras competições de fotografia, como o International Photography Awards, onde recebeu prêmios em quatro ocasiões: 2008, 2009, 2011 e 2012.
Desde o começo da vida de fotógrafo, Martin tem se especializado em fotografias monocromáticas de alto contraste. Em seu site, ele explica que o principal fator pelo sucesso de suas imagens é resultado de seu aprendizado de como interpretar e entender a luminosidade. O segundo fator, diretamente conectado ao primeiro, segundo o próprio Martin, é a sorte. Isso devido a elementos climáticos, formações de nuvens, raios solares e demais imprevisibilidades da natureza que, muitas vezes, após diversas tentativas fracassadas, ajudou no sucesso de uma fotografia. Martin disse que em mais de uma ocasião uma simples ação da natureza mudou o jogo e transformou uma imagem antes sem muito destaque em uma grande fotografia.
Martin destaca em sua biografia que, ao longo dos anos, aprendeu uma imprescindível virtude de um fotógrafo, definida por ele como grande contribuidora para o sucesso de seu trabalho: a paciência. Muitas dessas fotos levaram horas para serem registradas com perfeição. Outras, dias.
Megalopolis
Martin Stavars está lançando seu primeiro livro de imagens. Intitulado Megalopolis, o livro é uma compilação de fotografias registradas em 14 megacidades: Dubai, Incheon, Seul, Busan, Chongqing, Xangai, Singapura, Londres, Toronto, Montreal, Tóquio, Paris, Hong Kong e Istambul.
O livro está em pré-venda no site oficial e está disponível para ser enviado a qualquer parte do mundo a partir de 15 de outubro.
*imagens cedidas pelo próprio Martin Stavars, polonês gente fina.
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline