Quem trabalha com fotografia sabe o quanto essa arte evoluiu ao longo dos últimos anos. Tanto no que diz respeito aos equipamentos e técnicas, quanto a forma como as pessoas a consomem.

Afinal, o comportamento do consumidor mudou bastante, migrando para o digital de forma massiva. Hoje em dia, quando alguém quer contratar um fotógrafo, ou mesmo apreciar belas fotografias profissionais, é na Internet que procura na maioria das vezes.

Sendo assim, ainda que você seja um fotógrafo raiz, digamos assim, precisa equilibrar o tradicional com o moderno para poder prosperar nesse mercado. E uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é marcar presença no digital, com as redes sociais e também um site profissional e bem estruturado.

Se você ainda não tem um site, não sabe por onde começar, não tem ideia do que é SEO, o que é link juice e por aí vai, não se preocupe! Hoje vamos falar sobre como você pode ter um site ou blog para passar mais profissionalismo para seu público. Então leia até o final e confira.

Quem trabalha com fotografia sentiu a evolução

A fotografia é uma forma de arte e comunicação que existe há mais de um século. Desde os seus primórdios, a fotografia passou por diversas transformações, acompanhando as mudanças tecnológicas e sociais. Uma das maiores revoluções da área foi a transição do analógico para o digital, que ocorreu nas últimas décadas do século XX e início do século XXI.

A fotografia digital trouxe inúmeras vantagens para os fotógrafos, como a possibilidade de capturar, editar e armazenar imagens com mais facilidade, rapidez e qualidade. Além disso, também abriu novas possibilidades de divulgação e comercialização do trabalho fotográfico, através da Internet.

A Internet é hoje um dos principais meios de comunicação e informação do mundo, e também uma poderosa ferramenta de marketing e negócios. Por isso, se você trabalha com fotografia profissional ou mesmo tem como hobby a fotografia amadora, é essencial que você tenha um site bem estruturado para expor o seu trabalho e marcar a sua presença na rede.

Por que ter um site bem estruturado é importante para quem trabalha com fotografia?

Foto grátis fotógrafo de vista superior usando laptop

Ter um site bem estruturado é importante para os fotógrafos por vários motivos. Veja os principais deles a seguir.

Mostrar o seu portfólio

O site é o seu cartão de visitas online, onde você pode mostrar as suas melhores fotos, seus projetos, clientes, prêmios e reconhecimentos, e por aí vai. Ademais, é a forma mais eficaz de demonstrar o seu talento, criatividade, a sua qualidade como fotógrafo, e de se diferenciar da concorrência.

Aumentar a sua visibilidade

É importante ter um canal de comunicação direto com o seu público-alvo, seja ele composto por potenciais clientes, parceiros, empregadores, colegas, admiradores, etc. E o site permite que você seja encontrado por pessoas que estão procurando por fotógrafos ou por temas relacionados à fotografia, e que você estabeleça uma relação de confiança e credibilidade com elas.

Ampliar o seu mercado

O site também pode ser seu espaço de venda na web, onde você pode oferecer os seus serviços, produtos, cursos e o que quer que seja relacionado à fotografia. Ele também permite que você alcance um público maior e mais diversificado, que não se limita à sua região geográfica.

Portanto, você aumenta as suas chances de fechar negócios e gerar renda com a sua fotografia.

Expressar a arte: outro benefício do site para quem trabalha com fotografia

No site, você pode compartilhar a sua visão e expressar sua identidade como entusiasta da fotografia. Assim, você pode criar um estilo próprio, se conectar com outras pessoas que apreciam a sua arte, e contribuir para a cultura e a sociedade com a sua fotografia.

Como criar e otimizar o seu site para fotografia?

Ao contrário do que muita gente pensa, criar e otimizar um site não é uma tarefa difícil, mas requer alguns cuidados e conhecimentos específicos. Veja a seguir os pontos principais e as etapas para você criar seu espaço online bem estruturado. Aliás, vale lembrar que é possível criar um site sozinho, caso você não tenha recursos ou não queira gastar com um web designer.

Escolha uma plataforma adequada

Existem diversas plataformas online que permitem que você crie o seu site de forma fácil e rápida, sem precisar de conhecimentos técnicos. Algumas delas até mesmo possuem recursos especializados em fotografia, como:

  • Wix;
  • Squarespace;
  • WordPress;
  • Format;
  • Zenfolio;
  • Blogger, etc.

Essas plataformas oferecem templates prontos, recursos de edição, hospedagem, domínio, suporte, etc. Sendo assim, escolha a plataforma que melhor atenda às suas necessidades e preferências, e que tenha um bom custo-benefício.

Defina o seu objetivo e o seu público-alvo

Antes de criar o seu site, é importante que você tenha claro qual é o seu objetivo e o seu público-alvo com o site. Você quer divulgar o seu trabalho, vender seus serviços, ensinar fotografia, expor a sua arte, ou o que? Você quer atingir clientes particulares, empresas, instituições, estudantes? 

Essas definições vão ajudar você a planejar o conteúdo, o design, a navegação, a linguagem e outras características do seu site, de acordo com o que você quer transmitir e para quem você quer se comunicar.

Organize o seu conteúdo: essencial para quem trabalha com fotografia

O conteúdo é a parte mais importante do site, pois é ele que vai mostrar seu trabalho, seu diferencial e o conhecimento que você tem sobre a fotografia. Assim sendo, seu conteúdo deve ser organizado de forma lógica, clara e atraente, para facilitar a compreensão e o interesse do seu público. 

Algumas seções que não podem faltar no seu site são: home, Sobre nós, portfólio, serviços, contato, blog, dentre outros. Dentro de cada seção, você deve selecionar as suas melhores fotos, seus textos mais relevantes, depoimentos mais positivos de clientes, etc. 

Lembre-se de atualizar o seu conteúdo periodicamente, para manter o seu site sempre atual e interessante.

Otimize o seu site para SEO

Foto grátis mão usando laptop com tela virtual e documento para aprovação on-line de garantia de qualidade sem papel e conceito de gerenciamento de erp

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca dos principais motores, como o Google, Bing, Yahoo, dentre outros. 

Por isso, o SEO é fundamental para aumentar a sua visibilidade e seu tráfego orgânico na Internet. Imagine que você seja um fotógrafo de casamentos, por exemplo, e queira ser encontrado sempre que alguém buscar no Google por esse serviço. Nesse caso, você deve usar palavras-chaves estratégicas, que são os termos que as pessoas buscam online, em seus textos de blog, legendas das fotos, cabeçalhos e outros.

Além disso, para otimizar o seu site para SEO, você deve seguir algumas boas práticas, como:

  • Criar títulos e descrições atraentes;
  • Usar tags e categorias adequadas;
  • Usar URLs amigáveis;
  • Reduzir o tempo de carregamento das páginas;
  • Usar links internos e externos, etc. 

Nesse sentido, um dos conceitos mais importantes do SEO é o link juice, que significa a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site, e que influenciam na sua autoridade e relevância. Quanto mais link juice você tiver, melhor será o seu ranqueamento. 

Para aumentar o seu link juice, você deve criar conteúdo de qualidade, que seja útil, original e compartilhável, e que atraia links de outros sites confiáveis e relacionados ao seu tema. Você também pode entrar em contato com agências especializadas de link building, as quais podem traçar estratégias eficazes para conseguir backlinks de qualidade para você.

Com isso, você ganha autoridade perante os buscadores como o Google e aumenta as chances dele mostrá-lo quando alguém pesquisar por coisas relacionadas à área de fotografia.

Humanize o seu site

Tenha em mente que seu site deve ser mais do que um catálogo de fotos. Em vez disso, ele deve ser uma forma de se conectar com o seu público, de mostrar sua personalidade, sua história e sua paixão pela fotografia.

Para conquistar esse efeito, você deve usar uma linguagem simples, direta e cordial, que seja adequada ao seu público. Você também deve usar elementos visuais que reflitam o seu estilo, como cores, fontes, ícones, e outros elementos que combinem com você e o seu trabalho. 

Além disso, é interessante usar recursos interativos, como formulários, botões, redes sociais, e coisas assim que permitam que o seu público entre em contato com você, deixe comentários, faça perguntas, dê sugestões, etc. 

Isso aproxima as pessoas de você, mostra que a fotografia não é um mero negócio, mas sim uma arte e que você está aberto a compartilhar sua paixão com o público.

Conclusão

Como vimos até aqui, ter um site bem estruturado é essencial para os fotógrafos que querem mostrar o seu trabalho, aumentar sua visibilidade, ampliar o mercado e expressar sua arte.

Também vimos que a Internet é um espaço competitivo, e que é preciso usar estratégias para se destacar da concorrência e ser notado pelos buscadores. 

De todo modo, praticamente ninguém consegue mais prosperar em qualquer área que seja sem ter uma boa presença na web. Afinal, é onde os consumidores e apreciadores estão, não é mesmo?

Portanto, agora que você já sabe a importância de um site para quem trabalha com fotografia, coloque essas dicas em prática e exponha sua arte para o mundo!