Uma das maneiras de aperfeiçoar um idioma estrangeiro é através do entretenimento. Seja por meio de games, música, filmes ou documentários, o contato com a língua por meio desses meios é algo proveitoso para quem está no processo de aprender um idioma.
Fazer um curso profissional para aprimorar a parte teórica é fundamental para aprender corretamente a gramática. E assistir a filmes e a documentários em inglês é um ótimo complemento para você se tornar mais fluente no idioma.
Abaixo, separamos alguns documentários que são bem interessantes e que ao mesmo tempo contribuem no aprendizado do idioma inglês.
Planet Earth
Um dos documentários mais aclamados da última década, Planet Earth foi um grande investimento da rede britânica BBC e levou cerca de cinco anos para ser produzido. Estreou originalmente em 2006 com 11 episódios e em 2016 teve uma segunda temporada de seis episódios.
Esse documentário é excelente para aprimorar o inglês e há vários motivos para tal. O primeiro é o fato de que é uma produção bem produzida e naturalmente atrativa e assisti-lo é cativante. Além disso, por ser um documentário que retrata o planeta Terra em suas mais diversas formas, sua narração é perfeita para se aclimatar com palavras e gírias relacionadas à vida natural.
Outra vantagem de assistir Planet Earth para aprimorar o inglês é o fato de que ele é narrado por David Attenborough, lendário historiador do mundo natural que conta com um típico e forte sotaque inglês.
Hip Hop Evolution
Se Planet Earth é narrado pelo britânico Attenborough com seu tradicional jeito inglês de falar, Hip Hop Evolution, lançado em 2016, vai na total contramão disso. Apresentado pelo rapper Shad Kabango, esta é uma série documental que procura explorar os 20 primeiros anos da cultura do hip hop (1970-1990).
Essa produção de duas temporadas e oito episódios te leva às ruas para entender toda evolução do hip hop através de personalidades muito importantes que elevaram esse gênero musical.
Hip Hop Evolution é perfeito para conhecer gírias da cultura afro-americana e é mais um documentário bem-conceituado e excelente para quem é fã de hip hop.
The World’s Most Extraordinary Homes
Outra série documental britânica, The World’s Most Extraordinary Homes conta com duas temporadas e 12 episódios. Apresentado por Caroline Quentin e Piers Taylor, ele foi lançado originalmente em 2017.
Como o próprio nome já diz, esse documentário tem como missão mostrar as casas mais incríveis do mundo. Designs arrojados e arquiteturas surreais e desafiadoras de casas que parecem inacreditáveis.
Esse documentário também é bem interessante e ideal para ter um contato ainda maior com o sotaque britânico. The World’s Most Extraordinary Homes não deixa de ser bom para se aclimatar com várias palavras e gírias que são frequentemente usadas no ramo da arquitetura.
Chef’s Table
Com proposta totalmente diferente dos três documentários citados acima, Chef’s Table é uma produção voltada para a colunaria. Esse documentário faz com que o telespectador entre no mundo gastronômico de diferentes chefs que enfrentam desafios para seguirem inovando no ramo.
Com já seis temporadas e 30 episódios lançados, esse documentário já retratou a cultura gastronômica de países como Austrália, Suécia, Argentina, Itália, Estados Unidos, Índia, México, França, Brasil, Rússia e vários outros.
Esse documentário é perfeito para entrar em contato com o inglês de diferentes maneiras e para conhecer palavras que são usadas frequentemente no mundo gastronômico.
Minimalism: A Documentary About The Important Things
Lançado em 2016, esse documentário acompanha as reflexões de Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, uma dupla de amigos que decide viver de maneira minimalista e indagando sobre o desperdício em abundância do mundo capitalista.
Essa produção é importante para conhecer algumas expressões e palavras relacionadas ao universo da natureza, assim como o consumismo, padrão alimentar e vários outros assuntos. Tudo através do sotaque estadunidense de Joshua e Ryan.