Não é mais novidade que o mercado brasileiro de cervejas artesanais esteja – há um tempo – em constante crescimento. Uma das primeiras matérias produzidas pelo La Parola, por exemplo, foi a respeito de uma produção caseira artesanal, em Passo Fundo.
Fazer cerveja é um processo trabalhoso, mas se tudo der certo o resultado compensa. E pensando em milhares de potenciais aprendizes a mestre-cervejeiros no Brasil que a Eisenbahn está produzindo a websérie Cerveja Feita Em Casa.
O seriado conta com oito episódios semanais, com média de 10 minutos cada. O primeiro capítulo foi ao ar dia 30 de novembro, no canal do youtube da cervejaria.
1. Cerveja feita em casa
Apresentado por Juliano Mendes, consultor da Eisenbahn, Sr. Gerhard Beutling, mestre-cervejeiro da marca e Daniel Presser, cervejeiro caseiro associado à ACERVA catarinense, o primeiro episódio da nossa websérie traz uma visão geral sobre o processo de fabricação de cerveja caseira e um breve histórico de como essa atividade vem se desenvolvendo nos últimos anos. Os apresentadores conversam sobre as mudanças no mercado que têm permitido ao cervejeiro caseiro desenvolver essa atividade de forma mais prática e confortável.
2. Equipamentos do cervejeiro caseiro
No segundo episódio da Websérie Cerveja Feita em Casa, Juliano Mendes, consultor da Eisenbahn, Sr. Gerhard Beutling, mestre-cervejeiro da marca e Daniel Presser, cervejeiro caseiro associado à ACERVA catarinense conversam sobre os equipamentos necessários para a produção de cerveja em casa. Durante a conversa, Daniel e Sr. Gerhard fazem o comparativo entre o processo industrial e o caseiro e os cuidados necessários na seleção e manuseio dos equipamentos usados no processo de fabricação.
3. Malte, fermento, lúpulo e água
No terceiro vídeo da websérie Cerveja Feita em Casa, os cervejeiros falam sobre os ingredientes utilizados na produção de cerveja, tendo como exemplo o estilo American India Pale Ale. Durante o vídeo, são apresentados os maltes Pilsen, Carared, Munich e Caramunich, além dos lúpulos Cascade e Chinook. Juliano, Daniel e Sr. Gerhard explicam a função e a importância de cada ingrediente no processo de produção de cerveja.
4. Preparação
No quarto episódio da Websérie Cerveja Feita em Casa, os cervejeiros falam sobre os preparativos para a produção de cerveja. Daniel, Juliano e Sr. Gerhard reforçam a atenção que o cervejeiro caseiro precisa dar à segurança do ambiente de produção, além da higienização dos equipamentos e moagem do malte. Um ambiente bem organizado ajudará o cervejeiro caseiro a ter um local seguro e eficiente para produzir a sua cerveja.
5. Mostura
Neste episódio, os cervejeiros explicam um processo fundamental para a fabricação da cerveja: a mostura ou brassagem. Nessa etapa, adicionaremos o malte da nossa receita à água aquecida, para que o amido do malte moído seja transformado em açúcar ao longo do cozimento. A brassagem dura aproximadamente uma hora e nos dará o mosto, líquido primordial para a fabricação da cerveja. Será apresentada também a importância do teste de iodo e como ele funciona.
6. Recirculação e fervura
Neste episódio da websérie cerveja feita em casa, os cervejeiros explicam o processo de recirculação da cerveja caseira. Essa etapa acontece após a mostura e antes da fervura. A recirculação consiste em filtrar a mistura através das cascas do malte, para que o líquido fique límpido, sem partículas em suspensão. Em seguida, é feita a lavagem, também conhecida como sparge, a medição de açúcar da mistura com auxílio do densímetro e a fervura, onde faremos as adições de lúpulo.
7. Resfriamento e fermentação
No penúltimo episódio da websérie Cerveja Feita em Casa, nossos cervejeiros mostram como preparar o mosto para a fermentação e o Dry Hopping, uma das últimas etapas para a fabricação do estilo American India Pale Ale. Utilizando o chiller, ou trocador de calor, iremos adequar a temperatura do mosto para a aplicação das leveduras. Após essa etapa, nossa mistura irá para a primeira fermentação, onde finalmente se transformará em cerveja. Veremos também como deverá ser feita a troca do primeiro fermentador para o segundo fermentador, ou maturador, e como fazer o processo de Dry Hopping.
8. Envase
Neste último episódio, os cervejeiros mostram o processo de envase e explicam a refermentação da cerveja, que acontece dentro da garrafa. Feito o preparo correto das garrafas, que devem ser limpas, sanitizadas e receber uma solução de açúcar para alimentar a levedura, a cerveja é lacrada. Depois de 30 dias e com a refermentação terminada, a cerveja já está pronta para o consumo!