Pode ser que você reclame do tamanho de seu apartamento, mas tem quem goste de apertos. Com 133 centímetros, em seu ponto mais largo, a Keret House, é ideia do escritor israelita Etgar Keret. O apartamento foi inaugurado no ano passado, em Varsóvia, Polônia.
Do projeto à inauguração foram três anos. O arquiteto responsável, Jakub Szczęsny, do coletivo Centrala, ouviu que seu trabalho possuía um conceito artístico ligeiramente impossível, durante o WolaArt Festival, em 2009. O espaço estreitíssimo, a infraestrutura, a legislação nacional e dinheiro foram quatro pesados empecilhos. Os envolvidos no projeto precisaram persuadir vizinhança, autoridades, patrocinadores e construtores para que a casa se tornasse uma realidade.
O vídeo abaixo mostra como a estrutura foi implantada no apertadíssimo vão:
Com 14 metros quadrados de área total, a Kert House passou de inconcebível à instalação artística, atraindo arquitetos e entusiastas que visitam Varsóvia. A casa está “colada” entre dois outros prédios e por mais que seja chamada de casa é, pelas leis polonesas, uma instalação artística, devido ao seu tamanho. Possui três níveis com um banheiro, um quarto e um escritório. Se o ponto mais largo da casa, possui 133 centímetros de largura, o mais estreito é de 72 centímetros.
Apesar de Etgar Keret ser o dono da casa, ela funciona também como estúdio e espaço inspirador para inventores e intelectuais de toda a parte do planeta. O local não é recomendado para claustrofóbicos (observação nossa).
Jakub Szczęsny crê que a Keret House é apenas o começo. O arquiteto tem planos de projetar novas casas em outros espaços estreitos entre prédios da cidade de Varsóvia.

Imagens abaixo: Centrala e Bartek Warzecha

Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline