Esqueça concreto, azulejos, telhas, tijolos, ladrilhos, alumínio, gessos etc. Exclua todos estes materiais e use só bambus em seu projeto. Impossível? Nada disso. O escritório indonésio de arquitetura Ibuku, de Bali, projetou uma vila ecológica utilizando nada mais nada menos que bambus, nas mais variadas escalas.
A Green Village foi construída em parceria com a GreenSchool, uma escola ecológica de Bali, situada bem próxima ao local. As estruturas foram construídas utilizando métodos tradicionais balineses e com construtores locais.
A “Green VIillage” redefiniu o potencial dos materiais sustentáveis. É um lugar onde as pessoas se conectam com a natureza. Nós construímos luz sobre a terra. Com pouquíssimos recursos um broto de bambu pode se tornar uma coluna estrutural dentro de três anos e sustentar uma casa para o resto da vida. O cuidado que nós tomamos ao projetar as casas e a habilidade dos construtores é uma afirmação a respeito do potencial de inovação e do engenho humano para o futuro. (Elora Hardy, diretora criativa do projeto)
Cada uma das cabanas possui um caráter original. Os arquitetos trabalham ao lado do cliente para deixar tudo adequado às suas necessidades. Uma porcentagem do lucro da venda ainda vai para a escola de Bali. Até então, 15% do corpo discente da GreenSchool recebeu bolsas integrais em consequência dos lucros obtidos na comunidade.
Os proprietários das habitações da Green Village tem à disposição um ambiente global dentro de uma culturalmente rica comunidade balinesa, com acesso a produtos orgânicos e comidas caseiras dos jardins nativos. Próximo à comunidade também são promovidos eventos, como o tradicional Ubud Readers & Writers Festival. Além de estar muito próxima da GreenSchool, a comunidade está a 35 minutos de praias de surfe de Bali.
Há ainda oito cabanas disponíveis para venda e/ou locação, com design personalizado e serviços de construção. O tempo de construção entre espera, design, construção e acabamentos interiores é de um ano em média.
Confira na galeria abaixo algumas imagens do projeto. As fotografias foram feitas pelo escritório Ibuku. Clique no canto direto das imagens para visualizar a galeria em tela cheia.
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline