É um papel contraditório definir como inédita uma música antiga. Ela pode ter nunca sido lançada oficialmente, mas alguém a gravou e alguém a ouviu. O que pode acontecer é a gravação não se popularizar tanto. No entanto, se nos referimos a outtakes, demos ou coisa que o valha de algum grande ícone musical, cedo ou tarde isso aparecerá para todos.

O caso aqui é uma fita demo, lançada em 1992 pelo Oasis e que teve raríssimas cópias, muitas delas perdidas com o tempo. A fita se popularizou graças a um cara chamado Darren, que a adquiriu em um leilão e compartilhou com a comunidade no fórum Supernova Heights. A demo possui três gravações da banda datadas do outono de 1991, no estúdio Out of the Blue, em Manchester, e um show realizado em 14 de janeiro de 1992.

Oasis Fita k7 demo 1991-1992 (1) 750

As três músicas de estúdio gravadas na fita são de autoria de Liam Gallagher e Paul Bonehead, primeiro guitarrista do Oasis que ficou com a banda até o final dos anos 90. Destas três, Take Me já era conhecida dos fãs e fez parte de coletâneas não-oficiais, bootlegs e downloads piratas. Já, Alice Reminice (com a grafia errada mesmo) não são tão populares assim. Há muita gente que nunca havia ouvido estas duas músicas antes e eu me incluo na lista.

A qualidade é bem precária, mas o som é audível. É fácil perceber a influência de Smiths e Stone Roses nestas músicas. A voz de Liam é completamente diferente da que conhecemos hoje. Com 20 anos, parecia estar decidido a imitar Ian Brown, uma de suas maiores influências.

Agora, sem mais, ouça abaixo: