A arquiteta britânica Laura Clark fez uma renovação grandiosa em uma propriedade ao transformar banheiros públicos abandonados em uma confortável casa. O local, de 600 metros quadrados, fica em Crystal Palace, Londres. O que era só banheiros agora é sala de estar, quarto, cozinha, pequeno pátio. Restou apenas um banheiro, folhado a ouro.
Clark teve conhecimento dos sanitários públicos em 2005. Jovem, recém-formada, a arquiteta esperava por um desafio. Contou ao Telegraph:
Para mim isto significa preservar lugares que possuem história, mas que foram abandonados e esquecidos
Constatado que a propriedade não estava disponível para uso comercial, a arquiteta decidiu transformar o local em uma casa de um quarto. Com um gasto de 3 mil libras e incontáveis reuniões na prefeitura, Clark obteve permissão para comprar o local e começar o seu trabalho em 2011.
O banheiro público de Crystal Palace foi construído em 1929 e estava em desuso desde a década de 1980. O local evoluiu então de sede de moribundos banheiros a um iluminado e confortável lar. O que se tem agora é uma casa contemporânea, ostentando prateleiras, uma cozinha moderna e um banheiro folheado a ouro. Os azulejos da cozinha e um espelho da sala de estar foram restaurados a partir da estrutura original.
Com senso de humor, Clark deixou, na cozinha, um pequeno cartaz com um aviso de saúde pública, alertando sobre os perigos de doenças venéreas. Tudo isso foi construído pelo baixo custo de 65 mil libras.
Laura Clark é fundadora do Lamp Architects, escritório especializado em arquitetura residencial. O trabalho da arquiteta pode ser acompanhado em lamparchitects.co.uk e crystalpalacetoilets.blogspot.co.uk/.
Confira abaixo um antes, um depois e um durante da obra:
Antes:
Depois:
Para provar que esta transformação é real, concreta e está sim no mesmo lugar do que um dia foi um banheiro público, estão na galeria abaixo algumas imagens da obra. As fotos foram feitas em janeiro e março de 2011 e retiradas diretamente do blog da arquiteta:
Gostou? Se você curte arquitetura, não deixe de curtir a página do Casa e Arquitetura no Facebook e no Instagram! Siga lá para acompanhar todas as novas postagens semanais do blog e todas as dicas sobre a área 🙂