Inserido em um momento de crise da arquitetura moderna, na década de 70, surgiu, apesar de bastante criticado, um dos marcos do início da pós-modernidade das artes.
O Centro Cultural Georges Pompidou (Centre national d’art et de culture Georges-Pompidou) é um complexo cultural fundado em 1977 na praça Beaubourg, no coração da cidade de Paris. Foi desenhado pelo renomado arquiteto italiano Renzo Piano e pelo arquiteto também italiano naturalizado britânico Richard Rogers.
O Centro Pompidou reúne em um só lugar um dos maiores museus do mundo, com a primeira coleção de arte moderna e contemporânea da Europa, uma grande biblioteca pública com mais de 2000 postos de trabalho, uma documentação completa sobre a arte do século XX, salas de cinema e shows, um instituto de pesquisa musical, áreas de atividades educativas, livrarias, um restaurante e um café.

Um dos símbolos da Paris contemporânea, o Centro Pompidou, um edifício tecnicista, aparenta ser uma “gigante e musculosa fábrica de cultura”.
Tecnologicamente avançado, o edifício resume-se a uma megaestrutura à qual foram acrescentados diversos módulos transparentes. Sua expressividade e tipologia referem-se à arquitetura industrial tanto nos espaços internos, que se assemelham a fábricas urbanas, quantos nos externos, cuja fachada lembra uma refinaria de petróleo, ou uma fábrica de produtos químicos.
O Centro Pompidou é um dos principais exemplos da arquitetura high-tech, uma tendência dos anos 70 e que continua a ser explorada até hoje.
A arquitetura high-tech utiliza os elementos tecnológicos como objetos estéticos, isto pode ser observado nas grandes tubulações aparentes (dutos de ar condicionado e outros serviços prediais) e no sistema estrutural em aço por sua semelhança aos sistemas industriais.

O Centro de Artes e Cultura, dividido em cinco níveis, foi projetado originalmente para receber 6000 visitantes por dia. Em 1997, foi feito um plano de ampliação dos espaços de exposições, além de mudanças estéticas.
Hoje o Centro tem cerca de 14 mil metros quadrados cobertos e um melhor fluxo de visitantes: cerca de 25.000 pessoas por dia.
Se você tem Iphone e/ou Ipad pode se preparar para a visita baixando na App Store o aplicativo gratuito e oficial do Centre Pompidou . O Centro Pompidou está aberto de quarta-feira a segunda-feira. O horário da exibição é das 11h00 às 21h00 e os ingressos para adultos variam de €12 a €10 dependendo do período e está próximo das estações do Metro: Rambuteau, Châtelet, Hotel de Ville e RER Châtelet-Les-Halles.
Site oficial: http://www.centrepompidou.fr/





Gostou do artigo? Se você gosta de arquitetura, decoração e afins, acompanhe o blog Casa & Arquitetura, lá você encontra semanalmente dicas e novidades fresquinhas!
Siga o Casa e Arquitetura no Instagram para não perder nenhuma nada! 😉