A China já é a detentora da maior construção do mundo, o Centro Global New Century. Não satisfeita, está disposta a construir também a edificação mais alta da Terra. O Edifício Cidade do Céu terá 202 andares e será dez metros mais alto que o Burj Khalifa.
Mas a principal curiosidade não é a magnitude do projeto, e sim o seu tempo de execução. A construtora Broad, sediada na cidade de Chagsha, planeja erguer o prédio em apenas quatro meses. A Broad é a mesma que ergueu um prédio de 30 andares em quinze dias. Pela lógica, a média da construção será de 25 andares erguidos por semana. O método da construção será o mesmo: a utilização de módulos de aço e concreto pré-fabricados para dar velocidade ao projeto.
O T30 foi levantado em apenas 15 dias. Assista ao vídeo:
http://youtu.be/0bNIHfEyqSU
O Cidade do Céu, nome bastante pertinente, será construído na cidade de Changsha, capital da província de Hunan. As fundações já foram feitas e apesar da velocidade planejada do projeto, alguns empecilhos poderão atrasar a obra. A mídia chinesa tomou uma posição cética em relação ao projeto, tanto na velocidade quanto na segurança da construção. Ademais há evidências de uso de dinheiro público para a construção, atitude que parece não agradar aos chineses. Os investidores não foram divulgados, o que reforça a teoria de que o contribuinte chinês pagará pela construção do arranha-céu. O custo da obra está estimado em 1,5 bilhão de dólares e não há previsão de término. Sequer há de início.
“Não importa o quão alto sejam os obstáculos, vou com certeza superá-los para garantir que este projeto seja concluído” (Zhang Yue, presidente do grupo Board)
A China possui 60 dos 100 maiores edifícios do mundo e milhares de apartamentos desocupados em verdadeiras cidades fantasmas. O projeto prevê a construção de 4.450 apartamentos, além de escritórios, escolas, hotéis, lojas, cinemas e restaurantes. Uma verdadeira cidade vertical com capacidade para cerca de 30 mil pessoas.
Abaixo algumas imagens do projeto:
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline