Um casal norte-americano pensou em uma forma absurda de gerar energia através do sol. Julie e Scott Brusaw foram além dos tradicionais painéis solares. A ideia do casal é transformar as estradas, calçadas e tudo o que envolve o passeio urbano em geradores de energia solar. Como?
Chamado de Solar Roadways (Estradas Solares), o projeto consiste na substituição do asfalto por painéis fotoválticos, que nada mais são do que placas hexagonais inteligentes e interligadas entre, si capazes de gerar energia com a luz solar. A afirmação dos idealizadores do projeto é que se todas as estradas norte-americanas fossem substituídas pelos painéis, o país produziria três vezes mais energia do que atualmente. E energia solar e limpa, é bom ressaltar.
Fotos: solarroadways.com
Se tornado real será uma revolução na forma como produzimos e consumimos energia. Carros elétricos, por exemplo, poderiam transitar livremente sempre que houvesse energia disponível. Isso poderia causar um choque na economia petrolífera mundial e um desespero nos barões do petróleo. Poderia.
Se tornado real será também uma revolução na forma como nos orientamos no trânsito. Os painéis possuem LED’s que podem personalizar a superfície. Isso significa que toda a sinalização poderia ser feita digitalmente, direto no solo. Poderia.
Por que tanto “poderia”? Porque o projeto ainda está em fase de testes e não se sabe o quão viável ele é financeiramente e, mais importante, politicamente. O Solar Roadways está buscando financiamento coletivo pela plataforma indiegogo. Confira no vídeo abaixo todos os detalhes do projeto: