Papo de Feed: conversas sobre marketing e redes sociais em Passo Fundo

Boas novas, Passo Fundo. Estreia em junho um novo projeto voltado para estudantes, profissionais e entusiastas da comunicação, marketing digital e redes sociais.

A premissa do Papo de Feed – belo nome, diga-se de passagem – é ser mais do que um evento. É ser um projeto capaz de proporcionar experiências únicas. A primeira edição desse papo vai ser no dia 22 de junho, uma segunda-feira, às 19 horas, no Backstage Pub, com a participação do publicitário e social media Leo Maia.

Organizado pela Creative Eventos e Marketing, com curadoria de Francine Grando, Andressa Bernadi, Tainá Rotta e Gianlucca Santos, o Papo de Feed pretende difundir o potencial e expandir a responsabilidade social do marketing como uma ferramenta para a vida. Inspirações e geração de mudança são dois dos objetivos do projeto.

O marketing digital hoje

Vivemos em um mercado de “mais do mesmo”, um copia o outro, nada se renova no cenário, precisamos renovar nossas ideias, expandir o conhecimento.

A ideia acima é de Francine Grando, uma das curadores do Papo de Feed. Junto a ela, penso rapidamente em questões básicas, como: Qual é a importância de investir em marketing nas redes sociais em 2015?  O que é e o que não é relevante postar nas redes? Como as mídias sociais têm transformado as relações entre marca e consumidor na internet? Como se destacar como produtor de conteúdo em um feed bastante concorrido?

Enfim, perguntas não devem faltar pra quem trabalha com marketing nos dias de hoje. Com a necessidade de se reinventar e repensar em novas alternativas quase que diariamente (as frequentes atualizações nos algorítimos do Google e do Facebook, por exemplo, podem modificar drasticamente um planejamento de longo prazo), é imprescindível que os questionamentos e as discussões sejam fomentadas. Aliás, tem outra ideia bem interessante da Francine:

Hoje temos uma grande problemática na questão da utilização do marketing nas redes sociais, falta de qualificação, baixo custo, falsos gurus no mercado, falta de criatividade em conteúdos. Todo mundo acha que sabe fazer gerenciamento de redes sociais, mas não entendem quase nada. O evento vem para podermos discutir o caminho desse mercado na região, nosso convidado, o Leo Maia, é um dos melhores curadores de conteúdo existentes no mercado brasileiro, a vinda dele para um evento mais próximo ao público é de uma grande experiência aos participantes.

Obter sucesso no marketing digital não é um caminho simples. É de fato uma trabalho que qualquer um pode, em tese, desempenhar (até porque não há legislação que exija, por exemplo, um diploma de graduação em marketing), mas poucas empresas e pessoas conseguem atingir os resultados esperados. E isso acontece justamente por esse motivo, por muitas vezes pensarmos que sabemos de tudo e esquecermos da importância da dúvida, do pensamento fora da caixa, da troca de experiências com outras pessoas e da humildade em saber que todo dia há um aprendizado novo.

É nesse momento em que se separa um trabalho profissional de um trabalho amador. E é aí também que entra o convidado do evento.

Leo Maia

Publicitário, social media e blogueiro dos sites Blue Bus, YOUPIX e Sala.org.br.

Atualmente é Content Strategist da Mutato. Tem no currículo empresas como Ministério da Saúde, TSE, CAIXA Cultural, Sebrae, ABERT e Google.

Quando? Onde? Como?

Você costuma discutir esse assunto com alguém? Lê bastante sobre o tema na internet? Tem interesse em se atualizar sobre marketing, internet e mídias sociais? Se essas perguntas seduzem você, é possível que sua participação seja de extrema mais-valia.

O Papo de Feed vai ser, repito, no Backstage Pub, às 19 horas do dia 22 de junho, com a participação do publicitário e social media Leo Maia. Os ingressos do primeiro lote custam 35 reais para o público geral e 20 reais para estudantes. Garanta a sua vaga preenchendo aqui o formulário de inscrição do evento, que será limitado a 80 pessoas em virtude da capacidade de lotação do local.

Essa vai ser a primeira edição do bate-papo. A ideia é continuar mensalmente trazendo profissionais renomados no mercado para trocarem essa ideia com o público. Nice!