Quando você decide ir viajar, precisa escolher entre diversas opções. Antes de mais nada, qual será o destino? Quer ir para a praia, montanhas ou cidade movimentada? Irá de carro, avião ou ônibus? E as acomodações? Prefere um hotel de luxo, uma pousada aconchegante, um hostel descontraído ou uma casa alugada?
Para quem gostou da última opção, o Airbnb – site de aluguel de casas e apartamentos para temporada – por exemplo, é uma alternativa para os altos preços cobrados nos hotéis do mundo todo. A possibilidade de conviver, mesmo que por alguns dias, em um ambiente familiar acabou conquistando os amantes de viagens e tornou-se a primeira opção de turistas.
O site é o maior do segmento, cerca de 200.000 viajando em 192 países, mas não o único. Os alemães Wimdu e 9flats e o francês Homelidays também buscam conectar turistas em busca de aconchego e locatários disponibilizando quartos, casas e apartamentos em várias partes do mundo. Hoje, muitos preferem trocar os espaços frios e por vezes hostis dos hotéis pelo conforto de um lar. Há também quem recorra aos sites para alugar por temporadas mais longas.
Entre as vantagens, está a facilidade de locação e o contato direto com o proprietário. Não é exigido, por exemplo, o seguro fiança, obrigatório em algumas imobiliárias e que custa certo número do valor de aluguéis. Segundo a minutos seguros, podem ser descontados destes valores a inadimplência e até danos ao imóvel. Para quem aluga, a exame dá dicas valiosas de como garantir um bom contrato e se proteger de inquilinos mal intencionados.
Além destas facilidades ainda é possível encontrar verdadeiras obras da arquitetura. Uma casa na árvore, uma ilha inteira ou uma casa construída em um deck de navio: os imóveis mais inusitados se encontram disponíveis para locação.
Veja alguns exemplos de casas extraordinárias e espaços projetados por arquitetos como Frank Gehry, Frank Lloyd Wright e seu filho Lloyd Wright, entre outros.












Gostou? Se você curte arquitetura, não deixe de curtir a página do Casa e Arquitetura no Facebook e no Instagram! Siga lá para acompanhar todas as novas postagens semanais do blog e as dicas sobre a área 🙂