Quando você decide ir viajar, precisa escolher entre diversas opções. Antes de mais nada, qual será o destino? Quer ir para a praia, montanhas ou cidade movimentada? Irá de carro, avião ou ônibus? E as acomodações? Prefere um hotel de luxo, uma pousada aconchegante, um hostel descontraído ou uma casa alugada?

Para quem gostou da última opção, o Airbnb – site de aluguel de casas e apartamentos para temporada – por exemplo, é uma alternativa para os altos preços cobrados nos hotéis do mundo todo. A possibilidade de conviver, mesmo que por alguns dias, em um ambiente familiar acabou conquistando os amantes de viagens e tornou-se a primeira opção de turistas.

O site é o maior do segmento, cerca de 200.000 viajando em 192 países, mas não o único. Os alemães Wimdu e 9flats e o francês Homelidays também buscam conectar turistas em busca de aconchego e locatários disponibilizando quartos, casas e apartamentos em várias partes do mundo. Hoje, muitos preferem trocar os espaços frios e por vezes hostis dos hotéis pelo conforto de um lar. Há também quem recorra aos sites para alugar por temporadas mais longas.

Entre as vantagens, está a facilidade de locação e o contato direto com o proprietário. Não é exigido, por exemplo, o seguro fiança, obrigatório em algumas imobiliárias e que custa certo número do valor de aluguéis. Segundo a minutos seguros, podem ser descontados destes valores a inadimplência e até danos ao imóvel. Para quem aluga, a exame dá dicas valiosas de como garantir um bom contrato e se proteger de inquilinos mal intencionados.

Além destas facilidades ainda é possível encontrar verdadeiras obras da arquitetura. Uma casa na árvore, uma ilha inteira ou uma casa construída em um deck de navio: os imóveis mais inusitados se encontram disponíveis para locação.

Veja alguns exemplos de casas extraordinárias e espaços projetados por arquitetos como Frank Gehry, Frank Lloyd Wright e seu filho Lloyd Wright, entre outros.

A Casa Schwartz por Frank Lloyd Wright (2)
A Casa Schwartz, por Frank Lloyd Wright
A Casa Schwartz por Frank Lloyd Wright
A Casa Schwartz, por Frank Lloyd Wright
Uma casa projetada em 1926 por Lloyd Wright em Los Angeles na Califórnia
Uma casa projetada em 1926, por Lloyd Wright, em Los Angeles, na Califórnia
Uma casa projetada em 1926 por Lloyd Wright em Los Angeles na Califórnia (2)
Uma casa projetada em 1926, por Lloyd Wright, em Los Angeles, na Califórnia
O apartamento projetado por Frank Gehry fica ao lado do Portão de Brandemburgo em Berlin
O apartamento projetado por Frank Gehry fica ao lado do Portão de Brandemburgo, em Berlin
O apartamento projetado por Frank Gehry fica ao lado do Portão de Brandemburgo em Berlin - Sala
O apartamento projetado por Frank Gehry fica ao lado do Portão de Brandemburgo, em Berlin
Casa em container de navio por Espai Fly
Casa em container de navio, por Espai Fly
Ilha privada em Fiji. Sul do Oceano Pacífico
Ilha privada em Fiji, no sul do Oceano Pacífico
Castelo construído em 1841, localizado em South Stainmore, no norte da Inglaterra
Casa na árvore ao lado da cidade de São Francisco nos Estados Unidos
Casa na árvore ao lado da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos
Casa com formas de conchas marinhas em Isla Mujeres no México
Casa com formas de conchas marinhas em Isla Mujeres, no México
Casa de madeira em estilo siberiano nos arredores de Moscou na Rússia
Casa de madeira em estilo siberiano nos arredores de Moscou, na Rússia
Casa construída dentro de um antigo vagão de trem em Natural Bridge no estado americano da Virgínia
Casa construída dentro de um antigo vagão de trem, em Natural Bridge, no estado americano da Virgínia

Gostou? Se você curte arquitetura, não deixe de curtir a página do Casa e Arquitetura no Facebookno Instagram! Siga lá para acompanhar todas as novas postagens semanais do blog e as dicas sobre a área 🙂