A Mando Footloose é talvez uma das bicicletas mais completas disponíveis no mercado. A revista Bike Europe chegou a chamá-la de iPhone do ciclismo. É a primeira bicicleta sem correia já fabricada.
A bicicleta possui um sistema híbrido inovador, que permite que você se locomova pedalando da forma tradicional ou sem fazer esforço nenhum através de um motor de alta performance com autonomia própria. As pedaladas geram energia que fica armazenada em uma bateria interna para o motor ser utilizado quando necessário. A descrição da Footloose promete ser possível subir lombas de até 12° de inclinação sem esforço algum, sem ser preciso descer para empurrá-la com as mãos. A autonomia pode chegar a até 30 quilômetros se uma bateria extra for adaptada à bicicleta. Outra característica importantíssima é o sistema de marchas inteligente, que se adapta ao nivelamento do solo.
A segunda parte inovadora da bicicleta é sua portabilidade. A Mando Footloose é altamente dobrável, o que faz com que seja ridiculamente fácil de ser transportada em porta-malas, ônibus, metrôs e até com as mãos.
O projeto foi desenvolvido pelas empresas Mando Corp. e Meister Inc, com o apoio do designer britânico Mark Sanders e do holandês Han Goes, especialista nas chamadas “e-bikes”.
A bicicleta, porém, ainda não é comercializada no Brasil. Primeiramente posta no mercado sul-coreano, a marca deve chegar à Europa na metade do ano. Seria uma solução inteligente para o país, principalmente para aquelas cidades que, pelo desnível demográfico, encontram dificuldades para criar uma ciclovia.
O vídeo abaixo explica muito bem as utilidades da Mando Footlose.
http://youtu.be/7BPgzoig_gk