Muito fala-se de arquitetura “dinâmica”, “interativa” ou até mesmo “animada”, mas para falar a verdade, é – quase – tudo uma simulação (por exemplo, o edifício Kiral, no México). 99% dos edifícios que conhecemos são estáticos, incapazes de mover-se espontaneamente. Arquitetos contornam este fato aplicando telas de metal oscilante ou varandas ondulantes nas laterais dos edifícios. Isso resulta em uma ilusão de movimento. Complementos assim podem produzir efeitos formais e, em alguns casos, experimentais, mas de fato a estrutura do prédio não se movimenta.

Tudo isso que está escrito no parágrafo acima foi pensado pelos arquitetos do escritório sueco Belatchew Arkitekter. Insatisfeitos com a abordagem meramente ilusória da arquitetura, o escritório está desenvolvendo um prédio que se move, de verdade.

O projeto é parte de uma extensão da Söder Torn, um dos mais altos arranha-céus de Estocolmo. A torre, projetada pelo célebre arquiteto Henning Larsen, foi finalizada em 1997. No entanto, o arquiteto deixou o projeto, insatisfeito após o cliente eliminar 16 dos 40 andares originais especificados nas plantas. O novo projeto deverá transformar a Söder Torn em um edifício coberto por canudos de plástico, que de longe parecem ser pelos – ou os cabelos do prédio, quem sabe? Este plástico nada mais é que uma forma de energia eólica, o que tornará o prédio autossuficiente.

 

A torre de canudos restaura a visão original de Larsen, acrescentando os andares não-construídos. Também serão adicionados um novo restaurante e um deck de observação.

A arquitetura deve oferecer soluções para problemas ou questões contemporâneas. (Rahel Belatchew Lerdell, diretora do Belatchew Arkitekter)

O intuito do projeto é transformar a Söder Torn em um grande parque eólico urbano. O grande número de finos canudos de plástico podem produzir eletricidade através de pequenos movimentos gerados pelo vento com pouquíssimo ruído. O conjunto dos canudos também impressionam esteticamente. É semelhante a um campo de trigo balançando ao vento.

Para conhecer mais sobre o escritório Belatchew Arkitekter, acesse:  belatchew.com.

Baseado em matéria da Co.Design.