James Horner é um nome a ser lembrado no cinema. O compositor norte-americano participou de mais de cem produções cinematográficas e deixou seu nome na história ao compor trilhas sonoras para filmes como Titanic (o qual lhe rendeu dois prêmios no Oscar), Jornada nas Estrelas, Aliens, Coração Valente, Avatar, Apollo 13 e Uma Mente Brilhante.
A trajetória musical de James Horner começou na infância. Aos 5 anos de idade, o músico iniciou seus estudos no piano. Anos mais tarde completaria graduação, pós-graduação e PhD em composição e teoria musical pela UCLA.
O que impulsionou sua carreira, porém, foi uma oportunidade que Horner agarrou com toda a vontade do mundo. Quando Jerry Goldsmith, autor original da trilha sonora de Jornada nas Estrelas, pediu muita grana para a produção para compor a trilha do segundo filme, quem entrou em seu lugar – e com extrema maestria – foi Horner, aos 28 anos de idade.
Desde então, o compositor se tornou um nome célebre na indústria cinematográfica, sendo responsável pela trilha sonora de grandes sucessos de Hollywood – e outros nem tanto, é verdade, mas sempre mostrando sensibilidade para traduzir momentos em sons.
James Horner morreu no dia 22 de junho de 2015, aos 61 anos, enquanto praticava uma de suas atividades preferidas: pilotava um avião.
A S-312 Tucano MK1 de James Horner, uma de suas várias aeronaves, caiu na Floresta Nacional de Los Padres, na região sul do estado norte-americano da Califórnia. Ninguém, além de Horner estava a bordo.
Abaixo, deixo uma lista com 12 notáveis cenas de filmes que têm a assinatura de James Horner na trilha sonora. Talvez sua composição mais conhecida seja My heart will go on, em parceria com Will Jennings e imortalizada na voz de Celine Dion e nas cenas de Titanic. Porém, o trabalho de James Horner é bem mais prolífico do que um mero hit.