Foto: Lorena Nicácio

Crowdfunding está se tornando uma tendência para os artistas que necessitam de grana para lançar seus projetos musicais. Ao criar uma campanha de crowdfunding, você conta com a contribuição de centenas ou até milhares de fãs que gostam do seu trabalho e querem que você lance seu CD, DVD, show, clipe ou algum outro projeto no mercado.

Crowdfunding é uma opção não só para os artistas iniciantes, que não possuem gravadora ou patrocínio, mas também para os artistas consagrados que querem gravar seu projeto original, sem a interferência de um produtor ou gravadora. Por isso, este tipo de arrecadação digital tem se tornado uma solução cada vez mais procurada.

Os cantores Leila Pinheiro e Nasi criaram campanhas na plataforma de crowdfunding Kickante para gravar seu EP e DVD, respectivamente. Os dois já são cantores consagrados, com mais de 30 anos de carreira, e optaram pelo crowdfunding, pois queriam lançar seus projetos com a contribuição de seus fãs. Os cantores queriam que os fãs fizessem parte deste momento da carreira deles. E isso é o legal do crowdfunding, ele une ainda mais o artista e seu fã, afinal, é para o fã que o artista lança seus projetos.

https://youtu.be/9jd5v81cfDI

Na Kickante, plataforma brasileira do segmento, 38% das campanhas culturais são voltadas a projetos musicais e cada vez mais artistas têm recorrido ao método para se reinventar. Notamos que os artistas têm percebido as possibilidades do crowdfunding. Inclusive, artistas de grande sucesso têm utilizado a ferramenta para inovar no lançamento de seus álbuns e para se aproximar dos fãs. Esse movimento nos mostra um novo momento nesse setor, onde nomes consagrados apostam na alternativa para chegar ao seu público que é cada vez mais conectado.

Leila Pinheiro já gravou 18 álbuns e 3 DVDs, e tem um público fidelíssimo que a acompanha e prestigia por todo esse tempo. Em 2015, a cantora comemora 35 anos de carreira e propõe uma parceria com os fãs para arrecadar R$ 100 mil para gravar seu primeiro EP (CD com 4 músicas – 3 inéditas e 1 regravação) também selecionadas para o roteiro do seu novo show, previsto para estrear em junho e sair em turnê nacional. Quem contribuir, poderá receber gratificações como ouvir em primeira mão, as faixas do EP, camiseta, ingresso para show, acesso VIP ao camarim, entre outros.

Em paralelo ao IRA!, Nasi retoma sua carreira solo e pretende arrecadar a quantia de R$ 50 mil até o dia 26 de maio para viabilizar a gravação de um novo DVD/CD ao vivo, onde cantará músicas inéditas, sucessos do IRA! e músicas de várias fases de sua carreira solo. Quem contribuir receberá recompensas como agradecimento nas mídias sociais, kits com DVD/CD + biografia “A Ira de Nasi” +  camiseta + agradecimento em redes sociais, e até um show acústico com o vocalista.