Maton Mastersound MS500, usada por George Harrison em 1963

Uma coisa todos os músicos concordam: é muito caro comprar instrumento musical no Brasil. E se você comprar fora, os impostos praticamente equilibram os preços daqui. É complicado, mas se você acha que 5 mil reais é muito para uma Fender Strato, imagine quanto não vale uma guitarra usada por George Harrison.

Na verdade, não precisa imaginar. O valor está no título mesmo. A venda aconteceu no dia 15 de maio, em um leilão sediado no Hard Rock Café de Nova York.

O modelo australiano Maton Mastersound MS500 foi usado por George Harrison em alguns shows entre julho e agosto de 1963. Não é uma das guitarras oficiais do ex-Beatle, mas George a utilizou enquanto a sua preferida da época, a linda Gretsch Country Gentleman, estava no conserto.

A guitarra foi emprestada pela própria loja de som, a Barratt’s Music Store, de Manchester, que ficou encarregada do conserto da Gretsch. Após a devolução, o músico Roy Barber, guitarrista do The Cruisers, a banda de apoio do cantor pop Dave Berry, foi até a loja e trocou a MS500 por sua Fender Stratocaster. Roy usou a guitarra durante anos, mas em 2002, quando já havia falecido, sua viúva leiloou a guitarra pela primeira vez. Treze anos mais tarde, a MS500 mudou de dono de novo e se tornou uma das guitarras mais caras da história da música.

Abaixo, duas fotos de George Harrison com a guita:

George Harrison Maton mastersound MS500 (2) George Harrison Maton mastersound MS500 (1)