A aposentadoria pode ser considerada a escolha ideal para aqueles que pretendem ter um futuro tranquilo após tantos anos de trabalho. São várias as opções e diversos tipos para o profissional se enquadrar. E existe um que não é tão conhecido entre as pessoas e que pode acabar gerando muitas dúvidas: a aposentadoria especial.

Esta modalidade é oferecida pelo governo e o tempo de contribuição pode ser reduzido. Mas, para que isso seja possível, é preciso atingir alguns critérios específicos. Em um deles, o trabalhador deve ter exercido, de maneira habitual e permanente, atividades que sejam consideradas nocivas à saúde. E essa pode ser a melhor saída para os músicos e artistas.

Reconhecida por lei

A aposentadoria especial é reconhecida por lei para garantir que os profissionais que se expuseram aos riscos tenham uma aposentadoria digna e justa. Riscos ambientais, químicos, físicos ou biológicos são alguns exemplos.

E os músicos que trabalham fazendo shows em várias partes do país podem ter direito a essa modalidade. Isso porque eles têm uma alta exposição a ruídos, iluminação inadequada, carga horária excessiva e estresse emocional, que são consideradas condições que acabam prejudicando à saúde.

Quem tem direito e como fazer a solicitação

Para solicitar a aposentadoria especial, o artista precisa comprovar que trabalhou por pelo menos 25 anos exposto a essas condições que prejudiquem a saúde. Também deverá provar que contribuiu, ao longo deste período, com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Um agendamento presencial em alguma agência da Previdência Social precisa ser feito. O artista deve levar os documentos comprobatórios. Apesar disso, o INSS pode pedir que ele entregue alguma documentação específica, como laudos técnicos que comprovem que o profissional passou anos exposto aos riscos.

Vantagens da aposentadoria especial

Depois de entender exatamente o que é INSS e como solicitar o benefício, uma análise será feita para conceder a aposentadoria ou não. Dentre as principais vantagens, está o tempo de contribuição mais precoce, em comparação com as outras modalidades.

Além disso, a aposentadoria especial disponibiliza uma quantia maior, já que o cálculo é realizado com base na média das maiores contribuições feitas pelo trabalhador no decorrer da sua vida profissional.

Por fim, é fundamental destacar que, para que isso ocorra da maneira adequada, os profissionais devem guardar, com cuidado, tudo o que possa servir de comprovante, para que, na hora de solicitar a aposentadoria especial, a pessoa não tenha nenhuma surpresa negativa.