buscas por japao crescem em 2025

No início de 2025, o Japão tornou-se um dos destinos internacionais mais desejados pelos brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pela Agência Conversion, maior agência de SEO no território brasileiro, a busca pelo termo “Japão” no Google cresceu 49,09% entre os meses de janeiro e março em um comparativo com o ano de 2024 considerando o mesmo período. 

Esse dado, por sua vez, indica que existe uma tendência do público brasileiro em conhecer mais sobre a cultura do país. O turismo no Japão, de fato, cresceu significativamente. Conforme levantamento realizado pela Travalex, por exemplo, no mês de março deste ano, ocorreu uma alta de 33% na movimentação do Iene por pessoas físicas quando comparado com o mês de fevereiro. 

Esse aumento no câmbio reflete diretamente o crescimento das atividades turísticas, impulsionadas especialmente pela isenção de visto e pela temporada de cerejeiras. O número de brasileiros que viajaram para o Japão em 2024, por exemplo, foi de 80 mil, um salto de 60% em comparação com o ano de 2023. 

Esse aumento pode ser atribuído a uma série de fatores, especialmente a valorização da cultura pop japonesa entre os jovens, impulsionada pela crescente dos animes nas plataformas de streaming, pela gastronomia, entre outros fatores. Outro ponto relevante é a crescente presença de influenciadores digitais brasileiros no Japão, que compartilham conteúdos de turismo, culinária e cotidiano. 

Esse é um dos atributos do tempo atual, fruto da conexão em escala global. Aparentemente, a relação entre Brasil e Japão tende a ficar ainda mais estreita, considerando que em abril deste ano, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se com o ministro da Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT), Hirosama Nakano, para discutir ações de fortalecimento da parceria entre as duas nações.

Quais são os principais atrativos do país asiático no turismo?

De fato, em termos de turismo, o Japão oferece uma combinação um tanto singular, permeada pela tradição que se mantém há milênios, além de ser, também, um dos polos tecnológicos globais. Um dos pontos turísticos mais conhecidos é, sem dúvida, Tóquio, capital do país e centro tecnológico em desenvolvimento, moda, cultura pop e gastronomia. 

Entre os pontos mais visitados de Tóquio encontram-se: o cruzamento de Shibuya, o bairro eletrônico de Akihabara e o tradicional templo Senso-ji, em Asakusa. Outro ponto turístico muito conhecido é Kyoto, difundida entre os turistas por seus templos budistas, casas de chá e as memórias das gueixas que há muito viviam na localidade. 

Embora o xintoísmo seja a religião matriz japonesa em sua gênese, ou seja, tradicional dessa sociedade, conforme o relatório de 2023 do Departamento de Estado dos EUA, o Japão possui aproximadamente 83,2 milhões de budistas, representando cerca de 46,4% da população total. Esse traço reflete as relações históricas construídas no ordenamento mundial que o sociólogo Aníbal Quijano chamou de sistema-mundo-moderno-colonial. 

Outro ponto turístico comumente procurado por aqueles que visitam o Japão é o Monte Fuji. Historicamente, as erupções do Monte Fuji foram interpretadas como manifestações do divino. Os povos antigos que viviam sob seu domínio, acabaram, no transcorrer do tempo, construindo santuários, como o Fujisan Hongū Sengen Taisha, na base da montanha, dedicados às divindades locais. Hoje, o local é um espaço de contemplação.

Para quem busca experiências gastronômicas, Osaka também é um ponto fundamental, especialmente considerando que sua popularidade emana das comidas de rua, da vida noturna para quem busca esse tipo de entretenimento, além de ter também o castelo que é um fonte histórica da cultura japonesa. 

Como se planejar para conhecer o Japão?

Inicialmente, é importante entender que o custo da passagem pode variar significativamente conforme a temporada, roteiro, tempo de estadia, entre outras variáveis. Todavia, com organização, deve ser possível encontrar boas opções de passagens áreas, especialmente se compradas com antecedência. 

Além disso, é importante considerar contratar um seguro viagem. Acontece que o sistema de saúde japonês, embora possua muita qualidade, é extremamente caro para estrangeiros. Nesse sentido, uma consulta simples pode acabar custando um valor altíssimo. O seguro, por sua vez, garante cobertura médica, hospitalar e odontológica, além de amparo em situações como extravio de bagagem, cancelamento de voos e acidentes. 

Brasil e Japão

No fim, a relação entre Brasil e Japão deve tornar-se ainda mais intensa, considerando que, conforme dados do Governo Federal, em 2023, o Brasil recebeu 42.341 turistas japoneses e, em 2024, esse número subiu para 61.129. Além disso, para estadias abaixo de 90 dias, desde o dia 30 de setembro de 2023, os cidadãos brasileiros, portadores de passaporte comum eletrônico, possuem isenção de visto para ingressar no país.