Foto via portalpitanga.com.br/tag/the-moment-factory/

O significado de arte não mudou com o passar do tempo, mas a sua maneira de ser feita sim. Por muito tempo uma pintura só poderia representar a natureza morta, mas depois, com o Iluminismo, a figura humana passou a ser aceita. Desde então, a realidade tem sido expressa de diversas formas, tanto nas artes plásticas quanto nos outros tipos de criação e manifestação, como a fotografia, o cinema, a música e o circo.

O coletivo Moment Factory surgiu com a ideia de revolucionar a maneira de fazer arte, acrescentando muito mais interatividade a exposições, shows, construções e apresentações. Desde 2001, o coletivo já participou de mais de 300 instalações, levando jogos de luzes, imagens e efeitos sonoros, para recriar a realidade e transportar os visitantes e espectadores para outras dimensões.

Sobre o coletivo

Apesar de ser considerado por muitas pessoas como um coletivo de artistas, o Moment Factory também tem características de uma empresa. O escritório, por exemplo, tem mesas, salas e espaços de reuniões. Porém, por contar com “funcionários” inovadores e que buscam a perfeição em tudo que apresentam, o resultado final não é apenas um produto, mas a própria arte.

Tentando sempre manter um ambiente descontraído, a empresa mantém uma decoração mais clean para estimular a criação e a produção de novos conceitos multimídias, que combinam vídeos, luzes, arquitetura e efeitos sonoros e visuais para proporcionar experiências inesquecíveis aos espectadores.

Entre os clientes – ou parceiros – desta empresa, estão diversos artistas e outras companhias. Os maiores e mais notáveis trabalhos foram realizados em conjunto com grandes nomes e marcas, como Cirque du Soleil, Madonna, Disney, Sony e Microsoft.

São mais de 120 artistas trabalhando para colocar ideias mirabolantes em prática, tudo isso dentro de um espaço multifuncional com 20 mil metros quadrados em Montreal, no Canadá. Nesse “pequeno” escritório são criados, desenvolvidos e testados diversos protótipos, que garantem o primor da execução.

Trabalhos notáveis

coletivo moment factory (1)

O Moment Factory já tem uma lista de grandes trabalhos e prêmios, como o Applied Arts Awards (categoria Interactive) e o SEGD Global Design Award (categoria Best Of show), conquistados no ano passado.

No entanto, quando se fala no coletivo, dois grandes projetos receberam grande destaque da mídia: a iluminação na Catedral da Sagrada Família, em Barcelona, e o show no SuperBowl, ambos em 2012.

No caso do Templo Expiatório da Sagrada Família, obra iniciada por Antoni Gaudí em 1883 e até hoje não finalizada, o objetivo era criar uma atmosfera para levar aos espectadores a sensação de estar em frente a uma obra pronta e de grande magnitude.

Por alguns minutos, graças ao jogo de luzes e efeitos sonoros, quem conseguiu estar presente na exibição teve a sensação de estar vendo uma obra sendo concluída com magia, pois as luzes criaram uma ideia de como o Templo seria se já estivesse finalizado.

Já no Super Bowl de 2012, o coletivo conseguiu uma grande façanha: participar do evento, que bateu recorde de audiência mundial. Na ocasião, a cantora Madonna havia sido convidada para se apresentar no intervalo da partida mais importante da temporada americana.

Com a tecnologia e a visão do Moment Factory, o gramado foi transformado em apenas sete minutos em uma tela onde eram projetadas imagens 3D que remetiam aos clássicos da Rainha do Pop.

O sucesso foi tamanho que a parceria se manteve para a turnê “MDNA” da cantora, em que o coletivo recriou a Catedral de Colônia, na Alemanha, usando apenas telões de LED, e para a nova turnê da cantora, a “Rebel Heart”.

https://www.youtube.com/watch?v=z_MAncpaRGQ

Você pode ver vídeos dessas parcerias e muitas outras diretamente no site do Moment Factory.

Princípios

Apesar de ser uma empresa que também busca remuneração, existem certos princípios que norteiam qualquer trabalho aceito pelo coletivo. De acordo com o próprio Moment Factory, existem alguns níveis que os profissionais-artistas do grupo buscam atender, criando a melhor experiência possível para o espectador e aumentando a sensação de realidade.

Para colocar todas essas ideias em prática, é necessário ter um ambiente em que isso pode ser desenvolvido, além de envolver de alguma maneira todas as pessoas que irão participar da experiência. Isso quer dizer que o lugar e o espetáculo precisam oferecer as condições ideais para que as projeções e o áudio possam ser apreciados por todos. Além disso, é uma premissa do grupo fazer com que os espectadores se sintam verdadeiramente dentro dos componentes.

coletivo moment factory (3)