A edição 2015 do Record Store Day, a maior celebração da música independente do planeta, acontecerá no dia 18 de abril. A tradicional data acontece anualmente no terceiro sábado do mesmo mês.
Durante o RSD, lojas de discos de todas os continentes – exceto Antártida – comercializam lançamentos exclusivos, com a ideia de fomentar o mercado da música com algo a mais do que os álbuns tradicionais. É uma cultura formada para aquecer o mercado de selos, gravadoras, bandas e lojas de discos independentes, ainda que artistas consagrados também participem da festa. O evento, que acontece acontece desde 2007, terá Dave Grohl, líder do Foo Fighters, como embaixador dessa edição.
Aliás, o Foo Fighters é um dos participantes do RSD. A banda estará lançando um EP em vinil de 10 polegadas, intitulado “Songs From The Laundry Room“. O disco contém quatro faixas jamais lançadas, incluindo covers e demos da banda.
A lista completa dos lançamentos do Record Store Day será divulgada em 10 de março, assim como a lista de lojas participantes. Em 2014, sete lojas de discos brasileiras participaram da feira coletiva mundial de discos. Neste ano, espera-se que o número aumente.
Leia abaixo a carta que Dave Grohl escreveu após ser anunciado como embaixador do evento. Publicada no site do Record Store Day e traduzida pelo Foo Fighters Brasil.
[divider]
Eu encontrei a minha vocação na parte de trás de uma loja de discos empoeirada e escura.
O Blockbuster da K-Tel, 20 Original Hits and Original Stars, de 1975, com Alice Cooper, War, Kool and the Gang, Average White Band e muitos mais, comprado em uma pequena loja de discos no meu bairro suburbano na Virginia, foi o disco que mudou minha vida e me fez querer me tornar um músico. No segundo em que ouvi “Frankenstein”, de Edgar Winter começar, eu fiquei viciado. Minha vida havia mudado para sempre. Este foi o primeiro dia do resto da minha vida.
Crescer em Springfield, Virginia, nos anos 70 e 80, as lojas de discos locais e independentes eram mágicas, lugares misteriosos onde gastei todo o meu tempo livre (e dinheiro), encontrando o que eventualmente se tornou a trilha sonora da minha vida. Todo fim de semana, eu mal podia esperar para pegar meu dinheiro suado, que consegui cortando grama, e levá-lo para uma tarde cheia de descobertas. E a caçada sempre foi tão boa quanto a caça! Eu passava horas folheando cada pilha, examinando a obra de arte em todas as capas, os títulos e créditos, em busca de música que me inspirasse, ou me entendesse, ou apenas me ajudasse a escapar. Esses lugares se tornaram minhas igrejas, minhas bibliotecas, minhas escolas. Eles pareciam um lar. E, eu não sei onde eu estaria hoje sem eles.
Mais recentemente, eu tive a sorte de ter a oportunidade de redescobrir esse sentimento de emoção, esse sentimento mágico de encontrar algo que todos têm, assistindo minhas filhas passarem por isso. Deixe-me te dizer: Nada me deixa mais orgulhoso do que ver as minhas filhas colocando o LP do Roky Erickson pra tocar, que elas escolheram por si mesmo, em uma de nossas viagens de fim de semana para a loja de discos. Ou assistir a reverência que elas têm enquanto mexem com a sua coleção de vinil dos Beatles. Como cuidadosamente eles substituem os álbuns em seus plásticos, certificando-se que elas estão os colocando no lugar certo, na sequência correta. Observá-las perceber o quão fundamental e entrelaçada cada parte desta experiência é, me faz reviver a magia das minhas primeiras experiências com singles de vinil e álbuns, suas obras de arte, suas notas, etc. Tudo de novo e de novo.
Eu acredito que o poder de uma loja de discos de inspirar ainda está vivo e passando bem, e que a sua importância para a nossa próxima geração de músicos é crucial. Tire uma tarde (e algum dinheiro suado e conseguido cortando grama) e, por favor, apoie essas lojas.
Você nunca sabe, elas podem mudar a sua vida para sempre, também.
Dave.
[divider]
O Record Store Day também divulgou um vídeo em que Dave Grohl fala sobre o já citado “K- Tel’s Block Buster 20 Original Hits and Original Stars”, o primeiro álbum que o músico comprou na vida, ainda na infância.
Assista abaixo ao depoimento (sem legendas):
http://vimeo.com/118967054