Nos últimos meses, começaram a chegar às farmácias brasileiras os primeiros medicamentos feitos à base de maconha produzidos no país. Vários avanços legais recentes permitiram este fato, que tem o potencial de beneficiar milhares de famílias em todo o Brasil, já que o canabidiol, composto da cannabis que tem efeito anticonvulsivante, pode ser utilizado em pacientes com mal de Parkinson, ansiedade, epilepsia entre outras doenças.
Para que você entenda mais sobre esse assunto, separamos uma lista com 4 documentários sobre maconha medicinal. Confira já!
1. Maconha Medicinal: Cura ou Crime
Este documentário de uma hora e meia, disponível na Netflix, acompanha a história de cinco famílias com filhos que são pacientes de câncer. Entre as histórias, há crianças que utilizam medicamentos à base de cannabis em conjunto com outros tratamentos, e as que apelaram para os remédios de maconha depois que outros métodos falharam.
Enquanto mostra a história das crianças, o filme traz depoimentos de médicos, de cientistas e de pacientes que conseguiram a cura através da maconha medicinal. Além disso, também mostra como o preconceito contra a planta atrapalha o tratamento de muitas pessoas ao redor do mundo, evidenciando a necessidade de mais avanços legislativos que podem salvar vidas.
2. Explicando: Maconha
A série “Explicando”, da Netflix, consegue abordar profundamente diversos assuntos, através de um viés científico, mas com linguagem simples e acessível.
Por isso, o 12° episódio da primeira temporada, sobre a maconha, é uma ótima maneira de entender as diferentes características e propriedades da tão polêmica planta.
The oldest traces of recreational cannabis date back a stunning 2,700 years. Pot has co-evolved with humans ever since.
— Vox (@voxdotcom) July 29, 2018
But what does the future hold for this plant?
Watch this week’s episode of Explained, all about weed, now on @Netflix: https://t.co/XMktthK7Sl pic.twitter.com/jfrLM1XQyB
3. Baseado em Fatos Raciais
Este documentário, também disponível na Netflix, não foca no lado medicinal da erva, mas traz reflexões extremamente necessárias para entender os motivos que fizeram com que a planta se tornasse proibida.
A premissa do filme é que ao analisar a história do movimento proibicionista da maconha, que dificulta a vida de todos que precisam da planta para o tratamento de doenças, é possível perceber grandes marcas de racismo.
Para evidenciar essas relações, o filme faz uma retomada histórica da música norte-americana, do jazz até o rap, mostrando foi construída uma narrativa que associa a planta às culturas negras e latinas nos Estados Unidos. Entre os entrevistados, estão grandes astros da música, como Snoop Dogg, Darryl DMC e Damian Marley.
4. Ilegal: a vida não espera
É fundamental a indicação do documentário “Ilegal: a vida não espera”, pois ele mostra a história de famílias brasileiras que dependiam da maconha medicinal para melhorar a qualidade de vida e auxiliar no tratamento de crianças com diferentes doenças. Tudo isso, antes das recentes conquistas que legalizaram a comercialização dos medicamentos no Brasil.
Por isso, é importantíssimo para entender a urgência destas normas. Antes do filme completo, a equipe de produção divulgou um curta-metragem, em busca de arrecadar coletivamente fundos para a finalização do documentário.