“Eles são assim e assim por diante” é o novo álbum da Bidê ou Balde. A banda, que iniciou os trabalhos há 12 anos com um aclamado disco de estreia que empilhou hits como “Melissa e “Buddy Holly”, teve na canção “E por que não?” um céu e um inferno. Um dos maiores sucessos da banda foi ao mesmo tempo, isso em 2005, parte de um processo protagonizada por um monte dessas Ongs politicamente corretas que procuram sarna para se coçar e que consideravam a letra uma apologia à pedofilia e ao incesto. No mesmo ano do processo a música do verão começava assim “Sessenta e sete, patinete, abre as ‘perna’ a gente mete”. Enfim, mistérios da indústria fonográfica.
Parando com história e focando no presente. “Eles são assim e assim por diante” é o quarto disco de estúdio de uma das bandas mais legais do Brasil. E eu não digo isso só porque o vocalista Carlinhos Carneiro me aceitou como amigo no facebook sem nunca ter falado comigo, o carisma é apenas um complemento da sonoridade característica e MASSA da banda.
O álbum agrega participações especiais ao longo das 16 faixas. Frank Jorge (monstro do rock nacional, quem não conhece deveria) participa em “Tudo funcionando direito” e “Melhores Veteranos”, que é uma das melhores faixas do disco, um powerpop cheio de efeitos, capaz de conquistar os ouvidos mais ou menos radiofônicos. A balada “João da Silva” tem a participação de Serginho Moah (da banda Papas da Língua) e Renato Borghetti (da banda Renato Borghetti). O gaiteiro mais famoso do sul do país ainda participa em uma regravação do hit “Mesmo que Mude”, substituindo as guitarras pela gaita.
Outras músicas já conhecidas e bem tocadas nas rádios são “+Q1 Amigo”, “Lucinha” e “Me deixa desafinar”, liberadas na segunda metade de 2012. O disco não é nada parecido com uma ópera-rock, pelo contrário é, de praxe (e aí está o segredo), despretensioso, mas mesmo assim faz questão de subdividir-se explicitamente através de vinhetas intituladas “Prolog”, “Intervall”, “Sturm und tal” e “Epilog”.
O disco termina com “Mesmo que Mude”, mas ainda antes, a faixa “Eles são assim” aparentemente destoa do restante do álbum. Mas vamos entender como uma ironia àquela canção que aprendemos nas aulas de religião do colégio e que se canta assim: “Abençoa senhor as famílias, amém, abençoa senhor, a minha também”.
Diversão garantida com letras inteligentes e bem humoradas e um simpático tecladinho que a Vivi usa na banda muito antes de os Black Keys (hype atual e baita banda, por sinal) começarem a usar.
“Eles são assim e assim por diante” pode ser comprado diretamente pelo site da Bidê ou Balde (clique em bideoubaldepontocompontobr) por 35 reais com frete incluso. Acompanham o disco adesivos, foto autografada e cartão postal. Além dos itens extras, todos que comprarem o disco concorrem a um vale-show. Sobre o vale-show a banda explica melhor no sagaz e humorado vídeo abaixo.
Ordem das músicas:
01. +Q1 amigo
02. Prolog
03. Coisinhas nojentas de amor
04. João da Silva
05. Mesma cidade
06. Tudo funcionando direito
07. Intervall
08. Me deixa desafinar
09. Lucinha
10. Eu quero morar em Marte
11. Ontem percebi que te amo ainda
12. Melhores veteranos
13. Sturm Und Tal
14. Eles são assim
15. Epilog
16. Mesmo que mude
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline
Siga Bidê ou Balde:
http://www.facebook.com/bideoubalde
http://twitter.com/bideoubalde