Linda McCartney é uma figura importantíssima na história do rock. Em primeiro lugar por ter sido casada com Paul McCartney, com quem teve três filhos (Mary, Stella e James) e com quem contribuiu nos seus primeiros trabalhos após a dissolução dos Beatles. Linda participou de shows e gravações dos Wings e da carreira solo de Paul, além de ter servido como inspiração para várias músicas românticas do ex-Beatle. Quem foi nos shows de Paul no Brasil nos últimos anos certamente se lembra da frase “Eu escrevi esta música para minha gatinha Linda”, falada em um português cheio de sotaque antes do início de My Love.
Entretanto, Linda McCartney deixou sua história no rock também de outra forma, com a fotografia. A título de curiosidade, foi a primeira mulher a publicar uma foto na capa da revista Rolling Stone. No caso, foi uma fotografia de Eric Clapton para a edição de 11 de maio de 1968. Durante seus anos como fotógrafa, teve a honra de fazer registros de gente grande, como Rolling Stones, Otis Redding, B.B. King, The Doors, Grateful Dead, Frank Zappa, Beach Boys, The Who, Cream, The Kinks, Traffic, The Byrds, Jimi Hendrix e, claro, os Beatles.
Para celebrar seu trabalho como fotógrafa, uma exposição no Le Pavillon Populaire, na cidade francesa de Montpellier estará sendo realizada até o dia 4 de maio. Mais de 200 registros estarão sendo expostos, desde fotografias famosas de artistas da “swinging sixties” até trabalhos pessoais e experimentais. Diversas fotografias de Linda já estavam disponíveis no site lindamccartney.com, porém a exposição terá imagens nunca antes divulgadas.
Uma prévia dessa exposição, sobretudo para aqueles que estão bem longe da França, foi disponibilizada por Paul McCartney em seu site oficial. São dez fotografias carregadas de história feitas por Linda.
Linda McCartney (nascida Linda Louise Eastman), musicista, fotógrafa, ativista, ambientalista e defensora dos animais faleceu em abril de 1998 devido a um câncer de mama. Abaixo, uma pequena demonstração de seus registros fotográficos.