Mês das mulheres: 6 filmes com protagonistas da vida real

Conheça os filmes mais inspiradores sobre mulheres reais

As mulheres sempre precisaram lutar mais do que os homens para conseguir se estabelecer na sociedade, isso é fato. Com salários mais baixos e falta de reconhecimento no mercado, há mulheres que lutam pelo lugar feminino durante toda uma vida e se destacam por isso.

O movimento das mulheres é forte e precisa ser reconhecido. Algumas experiências femininas ficaram para a história e viraram adaptações cinematográficas. Frida, símbolo feminista, é exemplo disso, com diversas histórias envolvendo essa guerreira. Animações como Mulan, que é um desenho infantil, trazem grande ensinamento sobre o poder feminino. 

Para uma lista completa de histórias femininas, é importante destacar as que são verdadeiras pinturas da realidade, inspiradas por grandes mulheres à frente de seu tempo.

As Sufragistas (2015)

Um filme que retrata perfeitamente a desigualdade de gêneros, no qual conta a luta pelo direito ao voto feminino. Uma das primeiras expressões do feminismo, as sufragistas foram um movimento social pelo direito político, o de ajudar a fazer as leis.

Dama de Ferro (2011)

Ainda falando sobre política, este longa apresenta a história de vida da primeira-ministra Margaret Thatcher, interpretada por Meryl Streep. Sua luta foi intensa pela política, e dedicou sua vida a exercer a função.

Malala (2015)

Uma das mulheres mais influentes e conhecidas da década passada foi a paquistanesa Malala Yousafzai, apenas uma adolescente que mereceu o Nobel da Paz. Ela luta pela educação das mulheres no seu país, e, por conta de sua defesa por direitos feministas, sofreu um atentado que quase a matou.

Nyad (2023)

Diana Nyad é uma senhora que com mais de 60 anos nadou de Cuba a Miami para quebrar um recorde. Foi a primeira pessoa a fazer o percurso de 177 km, e inspira muitas mulheres a movimentar o corpo e superar limites, independentemente da idade.

Amelia (2009)

Essa história comovente é da primeira mulher aviadora, que chegou a receber o prêmio “The Distinguished Flying Cross”. Com sua luta pelos direitos femininos, ela conseguiu criar uma categoria de aviação para mulheres pilotarem. Após o longa, é inspirador poder encontrar voos baratos para se aventurar pelos ares como a fascinante dama.

Mulherzinhas (2019)

Com este filme que leva chave de ouro por sua produção, a produção cinematográfica conta a história escrita por Louisa May Alcott, uma radical feminista do século 19. Apesar de gostar de escrever suspense, seu livro mais famoso foi o romance que conta a história do crescimento dela e das irmãs em meio a Guerra Civil.