Foto de capa – Crédito: Natasha-Aleksandra/ divulgação istock  

O cinema é uma arte de possibilidades ilimitadas, capaz de representar coisas impossíveis de ocorrerem no mundo real. Os filmes que incorporam sequências de ação são muito conhecidos e venerados por trabalharem essa característica.

Diretor, atores, dublês, coreógrafos, preparadores físicos, editores, operadores de câmeras e muitos outros profissionais trabalham em conjunto para obter o melhor resultado possível, deixando o público envolvido e aflito com o perigo representado em tela.

Confira os principais truques utilizados para realizar esse trabalho!

Dublês

Segredos cinema dubles

O uso de dublês é o “truque” mais comum das cenas de ação no cinema. Os dublês são atores contratados para substituir o elenco principal nas cenas mais perigosas, sendo treinados para realizar cenas de lutas, acrobacias e outras manobras.

Apesar disso, muitos atores são conhecidos por dispensarem os dublês e realizarem suas próprias lutas e técnicas no cinema, como é o caso de Jackie Chan e Tom Cruise.

O trabalho do dublê é essencial para evitar acidentes envolvendo os atores principais, o que pode causar atrasos nas gravações e aumento dos custos para os estúdios. Os dublês fazem a gravação das sequências mais arriscadas, enquanto os atores principais gravam falas e expressões que são utilizadas na montagem final.

Preparadores físicos, consultores e coreógrafos de luta

segredos cinema preparadores luta

Uma única cena de luta pode ser ensaiada incansavelmente por meses antes de ser gravada. Isso é necessário para que os movimentos sejam o mais naturais e fluidos possível, trazendo para a frente das câmeras um resultado impactante e bem refinado.

Para isso, aliam-se diversos profissionais. Os preparadores físicos desempenham o papel de treinar o elenco com exercícios de força, resistência e flexibilidade. Enquanto isso, coreógrafos e consultores de artes marciais aplicam seu conhecimento em lutas para elaborar a coreografia das cenas e as sequências de golpes.

Efeitos especiais

segredos cinema efeitos especiais

A computação gráfica é essencial para refinar o resultado e incorporar coisas à cena que não são possíveis de maneira verdadeira, como poderes e magias, explosões, entre outras.

Além disso, os efeitos especiais também auxiliam na ambientação das cenas. Muitos cenas são filmadas em telas neutras (chroma key), e os cenários são incorporados posteriormente na pós-produção, já que podem ser de difícil acesso ou oferecer algum risco à equipe. 

Russian Arm

segredos cinema russian arm

Cenas de veículos em alta velocidade são gravadas com o auxílio do equipamento Russian Arm. Ele pode chegar a pesar cerca de 300 quilos, contando com a câmera, pesos para manter a estabilidade do equipamento, um braço robótico articulado e giroscópio, que são fixados a um veículo de apoio.

O veículo de apoio é posicionado à frente ou atrás do veículo a ser filmado na cena, e junto percorrem um trajeto predeterminado, capturando as imagens necessárias. O braço robótico pode ser controlado, posicionando a câmera em diferentes alturas e ângulos.

Montagem e edição

segredos cinema edicao

Grande parte da emoção das cenas de ação também faz parte do processo de edição e montagem realizado pelos profissionais da equipe. Cortes rápidos, posição da câmera em ângulos diferentes e câmera lenta são alguns desses truques. Tudo isso é utilizado para construir uma sequência de impacto para impressionar o telespectador. 

Outros equipamentos

segredos cinema equipamentos

Muitos outros equipamentos também podem ser utilizados. Em cenas com armas, é comum a utilização de réplicas realistas ou pistolas de airsoft elétricas para evitar o risco de disparos.

Também são utilizados com frequência cabos de aço para realizar saltos, acrobacias e voos impossíveis de serem obtidos de maneira natural.

Nas cenas de luta ou confronto, as roupas costumam ser reforçadas com espumas internas para evitar hematomas, e podem ser colocados colchões em pontos cegos para as quedas e aterrissagens.