David Letterman é um mito da televisão norte-americana. Seu talkshow passou por duas emissoras durante mais de três décadas e teve o modelo copiado e reproduzido em diversos outros países. Sem citar nomes, mas isso inclui o Brasil.

No dia 20 de maio de 2015 Letterman se despede das telas. A televisão (não norte-americana, mas mundial) perde um grande cara. Mesmo que você não tenha assistido às entrevistas de fato, é muito normal que já tenha visto algum vídeo de um músico tocando por lá. Tocar no Letterman significa que você está no caminho certo. É prestígio. É uma honra. Não bastasse isso, o programa é filmado no Ed Sullivan Theatre, outro monumento cultural norte-americano.

David Letterman estreou o Late Nigh with David Letterman, na NBC, em 1982. Em 1993, passou a apresentar o Late Show, na CBS, de onde está se despedindo. O programa irá continuar e manter o mesmo nome e formato, e Letterman será substituído por Stephen Colbert.

O primeiro entrevistado do programa de Letterman, ainda nos tempos da NBC, foi o ator Bill Murray. E, um dia antes do programa final, quem está de volta? Bob Dylan. E Bill Murray também, claro.

A dupla em 1982
A dupla em 1982

Sensacional como sempre, Bill Murray saiu de dentro de um bolo gigante em que estavam escritas as palavras: Goodbye, Letterman. Já Bob Dylan, apresentou a canção The Night We Called It a Day, faixa do belíssimo álbum Shadows In The Night, que já falamos a respeito aqui no La Parola.

O último programa vai ao ar depois de eu escrever essas palavras. E a última banda a se apresentar no palco do Late Show durante a era David Letterman será o Foo Fighters. Provavelmente falaremos disso amanhã. Mas, enquanto isso, assista abaixo um trecho do penúltimo programa, e/ou venha aqui para assistir ao Bob Dylan tocando:

https://youtu.be/YW8MY9CD-tQ

https://youtu.be/KOi5oowzoGc

Goodbye, Letterman!