
A Cidade das Artes (denominada anteriormente Cidade da Música), localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, é um projeto que começou a ser desenhado em 2002 por Christian Portzamparc.
A obra tinha como prazo de término julho de 2008, mas até hoje não foi entregue, apesar de, mesmo inacabada, ter sido inaugurada em 2008. Houve muita confusão e uma CPI, pois tinha sido previsto um gasto de R$100 milhões, mas hoje o seu custo já ultrapassa R$473 milhões, com suspeita de superfaturamento.
Além de toda essa sujeirada, a obra é considerada muito importante para a cidade do Rio de Janeiro, que comporta atualmente apenas um teatro com capacidade de receber uma orquestra sinfônica ou ópera, já São Paulo possui sete teatros com essa capacidade.
A obra fica a 10 metros do chão para que os visitantes apreciem a paisagem – em visita ao local em 2002, Portzamparc observou as montanhas, as lagunas e a amplidão da Barra em uma arquibancada que existia no terreno e se convenceu que assim definiria seu poema de concreto, em um balanço monumental.
São duas lajes em concreto aparente, acessadas por três rampas e quatro volumes que constituem essa cidade suspensa. Dos quatro volumes, o principal é a Grande Sala, com uma área de 2.728 m².
É rodeada por torres de camarotes que permitem que o espaço tenha duplo uso: como filarmônica que tem capacidade para receber 1.800 pessoas e sala de ópera para 1.300. Quatro torres do fundo são móveis e saem do espaço para dar lugar a um palco italiano.
O segundo volume abriga uma sala de câmera para 500 pessoas, que também poderá receber shows de jazz e MPB, entre outros. As salas do terceiro bloco serão destinadas a ensaios, ao centro de estudo e à sede da orquestra.
O quarto volume abrigará cinemas, restaurantes, lojas e uma sala de música eletroacústica – única no país destinada à produção e apresentação de música experimental eletrônica e acústica.
Sob a edificação fica o jardim projetado por Fernando Chacel, com lagos e áreas pavimentadas desenhadas em mosaicos portugueses, uma homenagem ao paisagista Burle Marx.






Gostou? Se você curte arquitetura, não deixe de curtir a página do Casa e Arquitetura no Facebook e no Instagram! Siga lá para acompanhar todas as novas postagens semanais do blog e todas as dicas sobre a área 🙂