Se estivéssemos falando de Eminem, teríamos como titulo “Guess who’s back”, se estivéssemos falando do rapper que tem o sotaque do outro lado da guerra, Aka Addy, começaríamos falando “Back in town”. Mas como as notícias são ótimas aqui mesmo na terra onde nada anda tão bem, anunciaremos a boa nova que deve ser a mais espalhada possível, vamos a ela: O retorno do RZO ao RAP Nacional.

E pra quem não conhece a família mais pesada das vielas da quebrada do Paquetá – Pirituba precisa desta aula de história.

Vindos do Chic Show, Helião e Sandrão mostraram seus talentos já em 1987 e montaram um nome para a família: RZO. O coletivo se construiu com Negra Li, Sabotage, Negro Útil, Helião e Sandrão na sua formação inicial, mas depois colaram outros rappers com a família, como DBS, Função RHK, Marrom, Consciência Humana, Conexão do Morro, Quelynah, Rosana Bronx, Lino Krizz, NDee Naldinho, Rapin Hood, Dina Di, Racionais e muitos outros.

RZO (2)

Na reformulação o grupo adotou o DJ Cia, que atualmente é o DJ do Seu Jorge. O antigo DJ do grupo era o Nego Loo que agora faz os Scratches do Dexter. Seu Jorge, que demonstra apoio ao grupo, inclusive emprestou o estúdio para o RZO gravar suas músicas. O apoio parece surgir de todos os lugares, como o grupo é referência para qualquer rapper, nacionalmente, a #voltarzo foi repetida muitas vezes nas redes sociais, principalmente nas páginas dos rappers que fazem sucesso atualmente.

A volta aconteceu em um show na virada cultural de 2014. Mas devido a projetos pessoais de cada um dos envolvidos, não foi engrenado logo no começo e agora a família da zona Oeste começa a realmente investir mais dedicação ao grupo. Gravou um clipe com clássico grupo de RAP Bone Thugs-N-Harmony, participou dos programa Altas Horas, Encontro com Fátima Bernardes e Esquenta.

double_g_programa_encontro_fatima

Além do Dj Cia, quem será novo integrante do grupo é o Rapper Calado. O grupo ainda está cantando os clássicos como “O Trem” – um dos sons mais famosos nacionalmente –e segue apenas relembrando as músicas que fizeram do grupo um dos mais reconhecidos. Mas Helião e Sandrão já deixaram claro que faz parte dos primeiros passos do projeto criar novas músicas, seguindo o estilo que a nova formação do grupo apresenta.

RZO O TremObservando os estilos unidos o previsto é que o grupo abandone um pouco o flow mais lento que possuía e aposte em um ritmo mais forte na maioria das músicas, como o apresentado pelo Racionais no novo álbum “Cores e Valores” – onde até o Helião faz participação em algumas músicas – e seguir uma batida mais ritmada e pesada, buscando outras referências e mudando um pouco seu estilo.

Os shows estão acontecendo por quase todo o país, praticamente todo os meses. E cada show reflete um espírito que a família RZO sempre apresentou, de revelar novos artistas e ter a capacidade de trabalhar com outros já conhecidos. Reviver a ideia do “Vários maluco só, Família RZO”, que resume como o grupo engloba todos os rappers que possam agregar ao som na hora do show, é alentador para quem espera que o RAP seja a voz da quebrada.

TV RAP Nacional na gravação do clipe com o Bone na favela do Paquetá

Família RZO no Estúdio ShowLivre:

https://youtu.be/t6hhylpjLZ4

RZO ao vivo nos tempos áureos cantando O trem:

https://youtu.be/7DB7jNcoy_8