O Gunn Report divulgou a lista anual das campanhas mais criativas veiculadas e premiadas no ano de 2014. A lista contém 12 campanhas que viralizaram na internet no ano passado e que receberam prêmios ou indicações no Cannes Lions e nos prêmio da Effie.
É bem provável que você tenha visto ao menos um desses vídeos sendo compartilhado por seus amigos nas timelines das redes sociais. Aliás, uma pergunta crucial que deve ser feita antes de começar a desenvolver a ideia é: “as pessoas irão compartilhar?”.
Essa não é uma conclusão minha, mas de John Mescall, publicitário com prestígio no ramo da propaganda e copywriter da mundialmente famosa campanha Dumb Ways To Die. A publicidade de fato tem esse poder de engajamento com o público e o que você verá aqui pode não ser nenhuma novidade, mas certamente todas as campanhas merecem esse destaque.
Duas campanhas da lista foram realizadas no Brasil. O genial enterro do Bentley, de Chiquinho Scarpa, uma campanha da Associação Brasileira de Transplante de Órgaõs, e a excelente despedida da Kombi, que saiu de linha no ano passado. Nova Zelândia, Peru e Austrália também possuem dois lugares na seleção.
Confira abaixo a lista completa e os vídeos:
1. IBM – A Boy and His Atom
Agência: Ogilvy & Mather
País: Estados Unidos
2. Evian – Baby&Me
Agência: BETC Paris
País: França
http://youtu.be/pfxB5ut-KTs
3. Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – Enterro do Bentley de Chiquinho Scarpa
Agência: Leo Burnett Tailor Made
País: Brasil
4. DB Brewerie – Catch a Million
Agência: Saatchi & Saatchi
País: Nova Zelândia
5. Metro Trains Merlbourne – Dumb Ways To Die
Agência: McCann Melbourne
País: Austrália
6. Coca-Cola – Happy ID
Agência: McCann Erickson
País: Peru
http://youtu.be/tFaVMWGsuQw
7. New Zealand Transport Agency – Mistakes
Agência: Clemenger BBDO Wellington
País: Nova Zelândia
8.Universidad de Ingeniería y Tecnología – Potable Water Generator
Agência: Mayo Publicidad
País: Peru
9. Coca-Cola – Share a Coke
Agência: Ogilvy & Mather Sydney
País: Austrália
10.Consejo Publicitario Argentino – The 1000 Miles of Luca
Agência: TBWA
País: Argentina
11. UN Women – The Autocomplete Truth
Agência: Memac Ogilvy – DXB
País: Emirados Árabens Unidos
12. Volkswagen – Os Últimos Desejo da Kombi
Agência: Almap BBDO
País: Brasil