Reza uma lenda a respeito de um dos maiores compositores da história da humanidade. Não só uma, várias, mas hoje falarei de uma em específico, que diz respeito ao ótimo álbum “Blood On The Tracks”, lançado em janeiro de 1975.
Em setembro do ano anterior, Bob Dylan se reuniu com seus músicos no estúdio A & R Recording, em Nova York. Lá, entre os dias 16 e 19, Dylan gravou todo o álbum e imaginou que estava pronto para ser lançado antes do Natal.
Mas não rolou. Antes do lançamento, Dylan encontrou-se com seu irmão, David Zimmerman. David ouviu as gravações e deu um conselho:
“Isso vai ser um fracasso! Você precisa gravar algumas músicas de novo.”
Ok, não exatamente nessas palavras, mas com a mesma ideia. Bob Dylan e seu irmão estavam em Minneapolis, Minnesota, onde passariam o feriado natalino juntos. Foi aí que David convenceu Dylan a regravar cinco músicas para “salvar o disco”.
Bob Dylan aceitou e as regravações foram feitas na própria cidade e com o apoio de músicos locais. Foram duas sessões, em 27 e em 30 de dezembro, ambas no estúdio Sound 80.
A faixa de abertura, “Tangled Up in Blue” e as músicas “Lily, Rosemary and the Jack of Hearts”, “Idiot Wind”, “If You See Her, Say Hello” e “You’re a Big Girl Now”, foram regravadas e substituíram as originas no álbum, que acabou sendo lançado depois do ano novo.
Só existem 5 cópias do original de Nova York no mundo
Estamos agora em 2015. Quarenta anos após o lançamento de um dos discos mais aclamados do judeu, a loja norte-americana Amoeba Music publicou em seu blog que encontrou – e adquiriu – uma das apenas 5 (sim, cinco!) prensagens originais do álbum.
O material raríssimo foi prensado na Columbia Records, em Santa Maria, Califórnia, e está à venda na Amoeba por 12 mil dólares.
Vamos ouvir de uma vez isso!
Das cinco canções regravadas em Minnesota para o lançamento de “Blood on The Tracks”, três foram oficialmente lançadas na coletânea “The Bootleg Series Volumes 1–3 (Rare & Unreleased) 1961–1991”.
O primeiro box oficial de raridades de Dylan tem, dentre mais de 40 faixas, as versões nova-iorquinas de “Tangled Up In Blue”, “Idiot Wind” e “If You See Her, Say Hello”. Também conta com o outtake “Call Letter Blues”.
As outras duas músicas, “Lily, Rosemary and the Jack of Hearts” e “You’re a Big Girl Now” também não são exatamente novidades, uma vez que estão presentes em outros bootlegs não-oficiais, cópias piratas e, é claro, no youtube.
Curta esses sons abaixo:
https://youtu.be/8x-0aECsy98
https://youtu.be/TKMUz2o0NNw
https://youtu.be/tN_AeU684T8
https://youtu.be/bD598r7t6WI
PS: A versão nova-iorquina de “You’re a Big Girl Now” foi, segundo o usuário que fez o upload no youtube, retirada do ar a pedidos da Sony/Columbia. Pena!