O ambiente é algo muito especial para quem escreve. A imaginação floresce em frente à tela – ou lauda – branca, mas traços da nossa realidade são, mesmo que inconscientemente, inseridos dentro das histórias. No caso de Orwell e a ‘Revolução dos Bichos’, publicado em 1945, não foi nada inconsciente. Se a forma como a sociedade se comporta o inspirou, o lugar onde viveu também.
Entre os anos de 1936 e 1940, George Orwell viveu no idílico vilarejo de Wallington, no condado de Hertfordshire, ao norte de Londres. E qual foi o impacto que a mudança de Londres para o interior teve na vida do escritor?
O tempo em Wallington resultou em um dos trabalhos mais admirados da literatura mundial, o já supracitado romance. A 100 metros desta casa, há alguns celeiros em um local denominado Manor Farm, o mesmo nome da fazenda dominada pelos porcos na literatura. Dentro da fazendo, havia uma placa com as palavras ‘No admittance’ junto a um desenho de um homem com uma faixa vermelha na diagonal, indicando proibição. A placa reforça o primeiro lema dos porcos na história: “Quatro pernas bom. Duas pernas ruim”. A cidade onde o enredo se desenvolve é ‘Willingdon’ e é também evidentemente inspirada em sua residência atual na época. A maneira como a sociedade se comporta, aliada ao estilo rural de vida fez com que Orwell, anos mais tarde, desenvolvesse a analogia perfeita.
Há uma placa, colocada em 1989 pelo conselho do condado de Hertfordshire, homenageando a casa, ilustrando que o autor morou ali entre os anos 1936 e 1940. De fato, George Orwell se mudou com a esposa, Eileen O’Shaughnessy, para Londres, mas não abandonou completamente a casa, que ficou sendo cuidada por amigos e familiares. Quando sua esposa faleceu, em 1945, Orwell sim não suportou e abandonou de vez a residência dois anos mais tarde. Ambos haviam casado na igreja de Wallington, a poucos metros de onde viviam.
Em 1948, uma professora chamada Esther Brookes, comprou a casa. Algumas reformas foram feitas, mas a base do local que durante alguns anos abrigou uma das grandes mentes literárias de todo o sempre continua a mesma. A casa, de dois andares, dois jardins e um anexo aos fundos, está agora à venda por salgadas 450 mil libras. Confira algumas fotos.