Foto: Rock in Rio | Flickr

De 9 de maio até 7 de junho, estará em cartaz no Shopping Nova América, em Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, uma exposição dedicada aos 30 anos do Rock in Rio, o festival de música que já teve 14 edições e volta a agitar a cidade maravilhosa ainda neste ano, em setembro.

Ideal para quem ama música e quer reviver ou conhecer a trajetória do festival, além de resgatar a memória do evento por meio de fatos marcantes, a mostra também viajará para Cuiabá, Brasília, Porto Alegre e São Paulo. Enquanto a exposição não chega até você, trouxemos abaixo cinco bandas que brilharam ao longo das 14 edições do Rock in Rio. Confira!

AC/DC (1985)

ACDC - Rock in Rio - 1985
Foto: acdc.com

Pela primeira vez no Brasil, na estreia do Rock in Rio, a banda australiana AC/DC quase deixou de vir ao país por conta de um sino que pesava 1,5 tonelada. Apesar do artefato ter sido trazido de navio a pedido dos integrantes, ele não pôde ser instalado, pois poderia comprometer a estrutura do palco. Uma réplica cenográfica foi produzida e, com uma badalada feita por meio de aparatos tecnológicos, o AC/DC fez um show inesquecível.

INXS (1991)

INXS - Rock in Rio - 1991
Foto: rockinrio.com

Em 1991, a banda australiana desembarcava no Brasil após ter lançado dois álbuns de enorme sucesso, “Kick” (1987) e “X” (1990). Naquele ano, era inviável ligar o rádio ou a televisão e não ouvir ou ver algo do INXS, como os hits “Suicide Blonde” e “By My Side”. Não é à toa que a apresentação do grupo foi uma das melhores da segunda edição do Rock in Rio.

Foo Fighters (2001)

Foto: Ana Carolina Fernandes/Folhapress
Foto: Ana Carolina Fernandes/Folhapress

O show, que entrou para a história do Rock in Rio, teve direito a bolo e cachaça para o vocalista e guitarrista Dave Grohl, que era o aniversariante da vez (ele até ganhou um beijo da Cássia Eller, que “invadiu” o palco). Após a primeira apresentação do Foo Fighters no Brasil, durante o festival de 2001, a banda tornou-se ainda mais querida no país.

Metallica (2011)

Foto: Marco Terranova/R2
Foto: Marco Terranova/R2

O show da banda estava tão bom que os próprios integrantes não queriam deixar o palco, mesmo depois de mais de duas horas tocando para as 100 mil pessoas presentes na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. O repertório foi desde faixas mais lentas como “Fade To Black” e “Nothing Else Matters” até músicas mais pedradas como “Master Of Puppets” e “Enter Sandman”.

Linkin Park (2015)

Foto: rockinrio.com
Foto: rockinrio.com

Após uma longa pausa em virtude de uma fratura no tornozelo de Chester, vocalista da banda, o Linkin Park voltou aos palcos com tudo em 2015 (ano em que foi comemorado o 15º aniversário do lançamento de “Hybrid Theory”, primeiro disco do grupo) para a primeira versão do Rock in Rio USA, realizado em Las Vegas. Clique aqui para saber mais sobre a banda.

Natalie Kuperchmit

Jornalista, 21 anos, adora ler, escrever e tem paixão por cinema, fotografia e gastronomia. Escolheu seguir no jornalismo por acreditar que pode mudar o mundo de alguma forma.

Últimos posts por Natalie Kuperchmit (exibir todos)