hotel ruanda

5 filmes de guerra para quem quer aprender História

Títulos narram confrontos em diferentes países e épocas

Filmes de guerra baseados em fatos abordam acontecimentos geopolíticos que impactaram as relações internacionais. As produções costumam revelar detalhes de conflitos históricos e seus desdobramentos. Além disso, estes filmes apresentam uma perspectiva pessoal dos eventos ao construir personagens.

Por isso, ao assistir a essas obras é possível aprender sobre a história de diferentes países e populações. É uma maneira envolvente de compreender como surgiram e se desenvolveram batalhas. 

Confira os 5 títulos de filmes de guerra selecionados para quem quer aprender História:

Hotel Ruanda (2004)

O filme retrata a guerra civil entre duas etnias locais de Ruanda, Hutus e Tutsis. O conflito se dá após a colonização por diferentes países que não respeitavam as diferenças étnicas dos grupos africanos. Em 1994, a disputa pelo controle do território causou a morte de quase 1 milhão de pessoas em apenas 4 meses. 

O título é baseado no hotel Milles Collines, que abrigou mais de 1.200 pessoas durante o conflito.

1917 (2019)

Ambientado na Primeira Guerra Mundial, 1917 acompanha dois soldados britânicos. Os dois são encarregados de atravessar o território inimigo para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1.600 combatentes. Para causar uma experiência imersiva, o filme utiliza a técnica de plano-sequência.

Mosul (2019)

O filme conta a história da luta de uma equipe policial iraquiana contra o Estado islâmico em 2016. Soldados e milicianos mobilizaram-se para libertar a segunda maior cidade do Iraque, Mosul, completamente em ruínas. 

Produzido pelos irmãos Joe e Anthony Russo (Vingadores Ultimato), o filme explica porque os iraquianos lutam e revela a grandiosidade da destruição por conta dos conflitos.

First they killed my father (2017)

Em 1975, o regime comunista do Khmer Vermelho assumiu o comando da capital de Camboja. Baseada em fatos reais, a narrativa de 2017 conta a história de Loung Ung, uma menina obrigada a seguir para o interior com sua família. 

A evacuação provoca a morte de quase ¼ da população e leva Loung a um campo de trabalho forçado. A menina convive com a fome e o medo de ter a família separada.

Dunkirk (2017)

Este longa de Christopher Nolan retrata a Operação Dínamo da Segunda Guerra Mundial na França. Soldados belgas, ingleses e franceses precisam ser resgatados durante uma batalha com o exército alemão. O filme conta como aconteceram os confrontos da Evacuação de Dunquerque, no céu, no mar e por terra.

Alguns pontos importantes para uma boa produção de guerra são a edição, a utilização de efeitos especiais e a trilha sonora, que intensificam a ambientação da história. O cenário e o figurino também devem ser verossímeis. Nas gravações, por exemplo, não são utilizadas armas letais, mas sim carabinas 5.5, ou outros modelos de armas de airsoft.

Detalhes como esse, assim como o cenário e o figurino, garantem uma obra que se aproxima da realidade e transporta o espectador para outra época. Assim, fica fácil compreender os acontecimentos históricos e seus desdobramentos.