O fotógrafo brasileiro João Paulo Farkas agora é um nome fixo no acervo do Maison Européenne de la Photographie, em Paris, um dos mais importantes museus de fotografia do mundo.

As fotos, compradas pelo museu, retratam os movimentos de ocupação da Amazônia brasileira e, de maneira mais intensa, o auge do garimpo de ouro na região. São seis imagens, registradas entre 1986 e 1993.

“Para mim, o mais importante é o reconhecimento e o fato de saber que este material estará disponível para consulta e exposição dentro de um acervo que congrega boa parte dos mais relevantes fotógrafos do mundo”.
(João Paulo Farkas)

João Paulo Farkas começou seus estudos graduando-se em filosofia pela Universidade de São Paulo e, posteriormente, mudou-se para Nova York, onde estudou no International Center of Photography (ICP) e na School of Visual Arts (SVA). Em sua longa trajetória, já foi fotógrafo correspondente da Veja e da IstoÉ, onde foi também editor de fotografia.

Seus trabalhos fazem parte de importantes acervos e museus brasileiros, além de estarem no acervo do ICP. No Maison Européenne de la Photographie, um dos mais respeitados acervos de fotografia do mundo, suas obras estarão acompanhadas de outras 20 mil imagens representativas de nomes como Henri Cartier-Bresson, Robert Frank, Johan van der Keuken, Larry Clark, Sebastião Salgado e Rogério Reis.

Antes de partirem em viagem para Paris, suas obras estarão expostas na mostra “Amazônia Ocupada”, durante o mês de julho no Sesc Bom Retiro, em São Paulo.

Confira abaixo as 6 obras do fotógrafo que foram adquiridas pelo Maison Européenne de la Photographie, de Paris:

João Paulo Farkas Por do Sol Rosa
Pôr do Sol Rosa | João Paulo Farkas
João Paulo Farkas Por do Sol no Abunã
Pôr do Sol Abunã | João Paulo Farkas
João Paulo Farkas Garimpeiro
Garimpeiro | João Paulo Farkas
João Paulo Farkas Madeireiro
Madeireiro | João Paulo Farkas
Moça | João Paulo Farkas
Moça | João Paulo Farkas
João Paulo Farkas Menino e Queimada
Menino e Queimada | João Paulo Farkas