Intercâmbio para atores

Intercâmbio para atores: conheça os destinos para estudar artes cênicas

Formação internacional pode ajudar os profissionais a se destacarem no mercado.

O mercado profissional nas artes pode ser bastante competitivo, e, como em outras profissões, as experiências vividas contam para diferenciar um currículo. Buscar cursos e formações específicas para cada área de interesse no teatro já é uma forma utilizada para se destacar; no entanto, fica a dúvida de como escolher o plano ideal para a carreira.

Os programas de intercâmbio para países de forte tradição teatral, como Estados Unidos ou Inglaterra, são fontes não apenas de conhecimentos e técnicas de trabalho diferenciadas, como, também, experiências pessoais de vivência que contribuem para a formação de um profissional. Mas como escolher a universidade ideal ou o melhor programa?

Para responder a esta pergunta, abaixo estão alguns dos melhores destinos internacionais para quem deseja estudar artes cênicas.

Juilliard School, Estados Unidos

A Juilliard School é uma das escolas de artes performáticas mais consagradas do mundo, com dezenas de ex-alunos ganhadores de prêmios Oscar, Emmy, Golden Globes e diversos outros. 

Uma vantagem para aqueles que consideram estudar na Juilliard School é a oferta de programas pré-universitários. Isso implica que os estudantes podem realizar cursos preparatórios durante o ensino fundamental e o ensino médio. Essa oportunidade pode representar uma vantagem significativa ao se candidatar para a graduação, uma vez que a Juilliard exige conhecimento prévio da área.

Conservatório Real da Escócia, Escócia

A RCS (em inglês, Royal Conservatory of Scotland) oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas das artes cênicas. Além disso, assim como Juilliard, o Conservatório também oferece cursos de pré-graduação para os estudantes que não querem esperar a faculdade para adentrar no universo da atuação.

Também é possível se matricular em cursos curtos, o que pode ser útil para quem deseja fazer intercâmbio de férias, por exemplo.

Escola de Música e Drama de Guildhall, Inglaterra

A Escola de Guildhall é uma das instituições de ensino das artes cênicas mais consagradas da Inglaterra, e um de seus principais orgulhos é a participação de alunos internacionais. Segundo a escola, através de suas redes oficiais, 35% de seus estudantes matriculados vieram de 40 países diferentes. 

A Escola de Música e Drama de Guildhall oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado.

É importante lembrar que, no planejamento de um intercâmbio, é preciso também ter atenção às questões necessárias para uma boa vivência e experiência em um país estrangeiro. Esses pontos incluem moradia, alimentação e transporte, por exemplo – inclusive a busca por passagens aéreas baratas, que facilitarão o processo de mudança.

O processo de aplicação para faculdades internacionais pode ser longo para estudantes estrangeiros, e cada instituição possui suas exigências personalizadas. Por isso, estudar os sites e processos de admissão da escola escolhida é um bom primeiro passo.