O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados pelos turistas no Brasil. Todos os anos, pessoas de diferentes partes do mundo visitam a Cidade Maravilhosa.

Muitos de seus pontos turísticos já são bastante conhecidos, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e suas belas praias.

Entretanto, há outros lugares interessantes que não são tão conhecidos. Com passagens aéreas para o Rio de Janeiro mais baratas após o ápice do verão, a baixa temporada pode ser a hora de conhecer lugares que ajudam a contar a história da cidade, do Brasil e até da América do Sul.

Palácio do Catete

Foto: Divulgação IBRAM

O Rio foi palco de muitos eventos históricos, principalmente porque já foi também a capital brasileira, mais precisamente entre 1763 e 1960.

Um ponto turístico bastante interessante que remete a essa época é o Palácio do Catete. Localizado no bairro do Catete, foi sede do Poder Executivo de 1897 a 1960. Após 1960, o lugar passou a abrigar o Museu da República.

O palácio vale a visita também por sua arquitetura e por entre outras coisas, como conhecer o quarto onde morreu o ex-presidente Getúlio Vargas.

Quinta da Boa Vista

Foto: Wikimedia Commons

Outro ponto interessante da cidade maravilhosa é a Quinta da Boa Vista, um lindo e enorme parque situado na zona norte do Rio.

A Quinta da Boa Vista foi a residência da família real portuguesa até 1889, ano da proclamação da República. Visitá-la é praticamente fazer uma viagem no tempo da família real, além de ser um passeio agradável pela natureza.

Paço Imperial

O Paço Imperial, anteriormente chamado de Paço Real, foi a primeira residência da família real e também a antiga sede do governo brasileiro.

Após a proclamação da República, o já nomeado Paço Imperial passou a sediar acontecimentos importantes. Lá, foram aclamados D. Pedro I e D. Pedro II e assinada a Lei Áurea pela princesa Isabel, pondo fim à escravidão.

O local se encontra na Praça XV de novembro, no Centro Histórico da cidade.

Ilha Fiscal

Foto: Wikimedia Commons

Mais um ponto turístico que é uma verdadeira viagem ao passado é a Ilha Fiscal. Localizada no meio da Baía de Guanabara, é conhecida por ter sido o local do último baile do Império, pois apenas seis dias após a festa houve a proclamação da República.

Conhecer o palacete neo-gótico do século XIX, construído no governo de Dom Pedro II, é uma verdadeira aula de história. Isso sem falar na vista para o mar.

Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Foto: Wikimedia Commons

A Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro é uma linda igreja no topo do Outeiro, localizado no bairro da Glória.

A princesa Maria da Glória, neta de D. João VI, foi batizada nesta igreja. O local ainda realiza missas todos os domingos.

Parque das Ruínas

Foto: Paulisson Miura

Há também o Parque das Ruínas, antiga mansão de Laurinda dos Santos Lobo, a “marechal da elegância”, famosa mecenas da Belle Époque carioca.

O belíssimo parque, situado no bairro de Santa Teresa, oferece uma visão única, uma das mais belas da cidade do Rio de Janeiro.

Além disso, o local abriga um centro cultural que oferece uma programação para todos os públicos.